Orbis aposta em mudanças para ampliar presença no mercado brasileiro

Diante do atual cenário econômico, a Orbis do Brasil precisou fazer alguns ajustes internos para manter sua competitividade nounnamed (9) mercado.  A fabricante de aquecedores a gás e de eletrodomésticos lançou uma linha gourmet para a cozinha (cooktops, fornos e coifas) para aproveitar a alta do interesse dos brasileiros pela culinária, traduzido pela grande audiência de realities shows com a temática.

Para manter a qualidade dos produtos sem ampliar os preços para o consumidor, a Orbis do Brasil adotou algumas medidas internas para minimizar o efeito do câmbio - já que em torno de 50% dos insumos são importados. “Como não podíamos ter um declínio na qualidade do produto ou mesmo ampliar sobremaneira os valores de venda das nossas linhas, preferimos investir na redução de custos internos e ajustar o valor em apenas 7% (abaixo da inflação)”, explica Fabrizio Romanzini, gerente comercial da empresa.

Outra medida visando à redução dos custos foi a terceirização das entregas dos produtos. Antes, a empresa contava com uma frota própria de caminhão e picapes para realizar o serviço. Agora, cada frete é contratado separadamente. "Além do combustível e salários, tínhamos todo um conjunto de despesas para a manutenção desses veículos. Eliminamos esses gastos e geramos alguma receita com as vendas dos transportes", afirma Fabrizio.

Além disso, como a Orbis é subsidiária de uma multinacional Argentina, antes cada fábrica tinha o seu próprio sistema de tecnologia da informação, com as suas necessidades de atualização e manutenção. Esse custo também precisou ser otimizado. Todos os softwares passaram a ser integrados e as despesas do TI foram concentradas na matriz.

Ecologia: a empresa também apostou na redução do número dos catálogos impressos. Segundo Diego Sansana, responsável pelo marketing, a maioria das pessoas já está acostumada com o eletrônico e essa medida ajuda na redução dos custos e também beneficia o meio ambiente.

 

Share This Post

Post Comment