O Grupo Renac, empresa especializada em recuperação de crédito fundada em 1998, encontrou no SAS, companhia especializada em análise avançada de dados, o parceiro adequado para otimizar os seus fluxo de informações na área de Controladoria, Control Desk e Manegement Information System (MIS). Para melhorar os seus processos, a companhia implementou o SAS Visual Analytics e o SAS Office Analytics como forma de centralizar o seu monitoramento de operações voltadas para a quitação de dívidas, tornado-as mais ágeis e eficientes.
“O nosso processamento e tratamento de informações era mais demorado por conta do alto tráfego de dados. Precisávamos de novas ferramentas para auxiliar a tomada de decisões de forma mais assertiva“, explica Alexandre Hernandes, diretor do Grupo Renac. De acordo com o executivo, os resultados gerenciais na área de Controladoria que levavam quatro dias para serem produzidos, já são disponibilizados em 15 minutos com o uso doSAS Visual Analytics. “Isso reduziu em cerca de 15% os nossos custos ligados a mão de obra e processos”, destaca Hernandes.
Já as áreas de Control Desk e MISdo Grupo Renac foram diretamente beneficiadas pela adoção do SAS Office Analytics. “Contamos com cerca de 1.800 profissionais e não conseguíamos remodelar essas áreas anteriormente,já que se algum profissional deixasse a empresa levava o conhecimento adquirido. Agora, centralizamos todas essas informações com as soluções analíticas do SAS e elas se tornaram vitais para o dia-a-dia do nosso negócio”, completa o diretor do Grupo Renac
De acordo com Hernandes, o Grupo planeja utilizar o SAS Enterprise Miner até o final do próximo ano.O objetivo será analisar o grande volume de dados das carteiras de crédito e, dessa forma, tomar decisões estratégicas e com maior assertividade para cada cliente.