Como fazer assinatura de documentos online?

Como fazer assinatura de documentos online?

Mesmo com as mudanças ocorridas por conta da pandemia do novo coronavírus, os documentos, contratos e declarações que necessitam de assinaturas não deixaram de tramitar. Por isso, empresas e pessoas físicas, que antes não conheciam ou não utilizavam a ferramenta, adotaram o uso da assinatura eletrônica, que permite formalizar documentos de forma simples e segura, com validade jurídica.

Principalmente em tempos em que o distanciamento social é valioso, usar recursos digitais se tornou uma opção, explica Henrique Flores, CEO da Contraktor. "O mundo todo está cada vez mais caminhando para a digitalização, mas este ano de 2020 está impulsionando até os mais conservadores a começarem a utilizar as soluções disponíveis. O que antes era opcional virou uma necessidade! Isso porque, por conta da pandemia, empresas precisaram ser fechadas e até os estabelecimentos públicos diminuíram os seus atendimentos presenciais, forçando a adoção de ferramentas tecnológicas e processos online nesse período. Acreditamos que o mesmo deve seguir ocorrendo após a pandemia e os contratos digitais estarão em uma crescente irreversível dentro do chamado ‘novo normal’."

Pode até parecer complicado para quem nunca teve a oportunidade de assinar documentos digitalmente, mas o processo é bem simples e rápido em plataformas como a da Contraktor, plataforma de gestão de contratos e assinatura digital, por exemplo, que oferece a ferramenta de forma gratuita ( assinaturagratis.com):

- Envie seu arquivo para assinatura: Qualquer pessoa com um endereço de email pode receber seu documento e assinar na hora. Basta fazer o upload de um documento no formato docx, pdf ou doc, com no máximo 5MB.

- Adicione os assinantes: Insira o nome e o email das pessoas. Os assinantes recebem um link seguro por email e realizam a assinatura. Não precisa de certificado, rubrica, CPF, nada disso. O próprio sistema se encarrega de "lacrar" o documento com criptografia e comprovar quem fez a assinatura por meio da conta do email e do rastreio do IP do computador.

- Notificação: Você receberá um aviso a cada nova assinatura em seu email.

- Documento assinado: Você e todos os assinantes recebem uma cópia do documento assinado.

- Documento para assinatura finalizado: Baixe seu arquivo e pronto.

Share This Post

Post Comment