Acompanhando as transformações do mercado, especialistas da Unisys Corporation acabam de anunciar seis previsões para a área de segurança, uma das fortalezas do portfolio da companhia. Os temas contemplam o ambiente virtual e também estruturas físicas, como agências bancárias e redes varejistas. Confira abaixo a lista:
1) Haverá um aumento expressivo nas medidas proativas de defesa cibernética por parte das organizações, especialmente na área governamental, tendo como principal ação a sincronização de dados em tempo real para descobrir, detectar, analisar e mitigar as ameaças e vulnerabilidades. Por exemplo, as organizações por trás dos ataques DDOS poderão tomar medidas contra os violadores, como por exemplo apagar automaticamente uma conexão.
2) A utilização das senhas crescerá em 2013. O aumento dos dispositivos móveis, plataformas de mídias sociais e cloud computing criarão a necessidade de mais proteção. Isto, por sua vez, aumentará o risco para os usuários, uma vez que o maior uso de senhas também se reflete em oportunidades para a ação de hackers.
3) Uma vez que os consumidores usarão cada vez mais os dispositivos móveis para efetuar transações financeiras, os hackers concentrarão suas ações na criação de vírus e malwares para esses dispositivos.
4) Bancos e outras instituições financeiras darão mais ênfase em informações relevantes que os ajude a identificar rapidamente a origem dos ataques e tomar as medidas cabíveis.
5) Haverá um aumento no número de ataques dirigidos a determinados grupos ou instituições, como foi o caso do Stuxnet. Os sistemas SCADA serão possíveis alvos.
6) Veremos um crescimento no uso da biometria na rotina diária das pessoas, desde o reconhecimento da identidade do usuário que utiliza terminais bancários até sistemas de reconhecimento facial que permitirá aos varejistas, por exemplo, identificar as pessoas por gênero, grupo de idade etc e, assim, customizar as ações de marketing para esses consumidores.