Quais são os mitos e as verdades sobre os clubes de assinatura na internet?

Quais são os mitos e as verdades sobre os clubes de assinatura na internet?

Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura

Se antes o modelo de negócios por assinatura era uma solução voltada a poucos nichos, a pandemia de covid-19 tratou de colocar esse canal de vendas em evidência nos mais diferentes segmentos. Com as atividades comerciais suspensas como forma de prevenção contra a doença, a saída para muitos consumidores e lojistas foi apostar na venda recorrente. Entretanto, mesmo diante do boom dos clubes de assinatura no Brasil nos últimos meses, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre os benefícios e cuidados em relação a isso. Confira os mitos e as verdades em torno do tema:

Os clubes de assinatura potencializam a rentabilidade da empresa?

VERDADE. Sem dúvida a principal vantagem desse modelo de negócio é a capacidade de ampliar as vendas com um custo menor para retenção de clientes. Isso ocorre porque, afinal, é um canal a mais para a marca: oferecer a possibilidade de assinaturas faz com que um público maior possa se interessar pelos produtos, permitindo maior margem de lucro e de receita. Assim, aliado à boa atuação das campanhas de marketing, é possível aumentar de forma considerável os ganhos.

É preciso investir em complexas soluções de tecnologia?

MITO. No início do comércio eletrônico até poderia ser mais complexo criar um clube de assinaturas pela internet com as diversas soluções necessárias, como pagamentos e logística. Mas isso já foi superado. Hoje, os melhores fornecedores de tecnologia para e-commerce contam com multiplataformas capazes de integrar, em uma única solução, sistemas de gestão, plataforma para loja virtual e plataforma nativa para assinaturas, além de se integrar rapidamente a diferentes sistemas de forma simples e eficiente.

Eles são ferramentas de relacionamento com o cliente?

VERDADE. Os clubes de assinatura são praticamente um casamento entre consumidor e empresa! É o jeito das pessoas mostrarem que gostam dos produtos e serviços oferecidos, a ponto de recebê-los de forma periódica em suas casas. Portanto, é um importante recurso de aproximação e de retenção. Além disso, o feedback passado pelos clientes pode ajudar no desenvolvimento de novas campanhas e iniciativas, ampliando ainda mais a fidelização. Assim, quando o projeto é bem-sucedido, as próprias pessoas ajudam a espalhar a marca.

Os clubes de assinatura podem atrapalhar outros canais de venda?

MITO. Essa é mais uma ideia que foi superada com a aceleração digital provocada pela pandemia de covid-19. Não se trata de um canal concorrente de vendas, mas sim de um adicional que pode complementar os resultados. O consumidor mais fiel certamente vai optar por assinaturas, mas quem tem loja virtual pode utilizar esse modelo para atrair novos clientes – assim como lojas físicas têm suas particularidades. Com uma boa gestão, é possível integrar os diferentes canais e fazê-los trabalhar juntos.

Esse modelo de negócio facilita a gestão da loja?

VERDADE. O clube de assinatura se destaca do comércio eletrônico tradicional por sua previsibilidade. Todo mês o gestor sabe quanto sua loja vai arrecadar, o período de maior demanda de entregas e quais produtos deverão ser despachados. Dessa forma, é possível se planejar com antecedência para antever demandas e evitar rupturas no estoque ou quaisquer problemas na entrega dos itens. Além disso, a gestão multiplataforma faz isso de forma automática, conectando as vendas de assinaturas com as da loja virtual.

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