Dispositivo compacto permite TV’s e monitores terem acesso a cloud

A Dell fornecedora de soluções de TI do mundo  anunciou nesta semana a criação de um dispositivo ultracompacto que promete revolucionar o acesso a conteúdos, aplicativos e recursos em cloud computing. Batizado como Dell Wyse “Projeto Ophelia”, o equipamento permite converter a TV ou um monitor compatível em um thin client (terminal magro), sem a necessidade do uso de computador, tablet ou smartphone.

Construído com base na tecnologia de software da Dell Wyse já utilizada em milhões de dispositivos, o “Projeto Ophelia” oferece acesso e compartilhamento de conteúdo multimídia (fotos, músicas ou vídeos), aplicativos, apresentações e outras informações pessoais ou profissionais que estejam em cloud computing. O produto funciona com a energia do próprio monitor ou televisor, que se transforma em um thin client flexível para realizar tarefas pessoais e profissionais, assim como para demonstrações e apresentações. Além disso, ele garante que os departamentos de TI gerenciem o acesso aos aplicativos e conteúdos empresariais para usuários que estão fora do escritório.

“A demanda das pessoas por acesso a conteúdo digital remotamente está cada vez maior, tanto na vida pessoal como profissional”, comenta afirma Tarkan Maner, vice-presidente e gerente geral de Cloud Client Computing na Dell. “Os smartphones têm telas pequenas, tablets e PCs nem sempre são os mais convenientes para se carregar, e todos esses dispositivos dependem de baterias de duração limitada. O ‘Projeto Ophelia’ transforma TVs e monitores compatíveis em estações de trabalho ou entretenimento pessoais, confiáveis e habilitadas com Wi-Fi – tudo gerenciado facilmente pela TI via Dell Wyse Cloud Client Manager”, completa.

Principais benefícios do Projeto Ophelia:

  • Permite acesso instantâneo e seguro a informações e aplicativos hospedados na nuvem com o uso de um display compatível e de um teclado e mouse com Bluetooth. O equipamento é compatível com uma variedade de monitores Dell.
  • Wi-Fi e Bluetooth integrados facilitam o acesso e a comunicação.
  • Construído com base no sistema operacional Android 4 para suportar navegação na Web, redes sociais, reprodução de mídia e aplicativos Android com a possibilidade de estender para outros serviços.
  • Conecta com segurança a desktops Windows e aplicativos rodando sistemas backend de todos os maiores provedores de infraestrutura, incluindo Citrix, Microsoft e VMware.
  • Dispositivo sem bateria que funciona por meio da energia do monitor ao qual é ligado via sua interface MHL à porta MHL do monitor, ou separadamente via sua própria interface USB. Não há baterias para carregar ou trocar.
  • Mantém memorizadas as configurações para cada indivíduo para aprimorar a usabilidade.
  • Compatível com vários Dell Wyse thin clients e produtos de software existentes.
  • Gerenciado pelo software Dell Wyse Cloud Client Manager oferecido no modelo de SaaS (software como serviço), que pode assegurar que o dispositivo está sendo usado pela pessoa certa com as permissões corretas e acesso a aplicativos e conteúdos baseados na função, departamento e localização.

O “Projeto Ophelia” estará disponível na América Latina no primeiro semestre de 2013 pela Dell Cloud Client Computing.

 

Share This Post

Post Comment