Base de dados: saiba a importância de ter uma no seu negócio

Base de dados: saiba a importância de ter uma no seu negócio

Uma base de dados estruturada pode ajudar na consulta, visualização e organização dos processos de um negócio. Saiba mais sobre!

Atualmente, estamos imersos em uma realidade que, cada vez mais, é essencial utilizar dados para tomada de decisões mais assertivas e que agreguem mais resultados para o negócio como um todo. A partir disso, se torna imprescindível a construção e armazenamento em uma base de dados.

É óbvio que esse não é um processo simples e cercado de dúvidas, pois se trata de um tema atual. Por isso, separamos as principais informações sobre base de dados, qual a sua importância e como aplicá-la em seu negócio. Boa leitura!

O que é uma base de dados?

Uma base de dados é responsável por capturar, armazenar e organizar dados estruturados. Podendo ser dados de diferentes finalidades, por exemplo: dados de clientes (dados de contato, faturamento, região, etc), volume de venda ou compras, ticket médio e perfil do cliente são algumas das possibilidades de dados que podem ser inseridos em uma base de dados, isso pode servir tanto para pesquisas qualitativas quanto para as quantitativas.

Para utilizar uma base de dados de forma correta e segura, é necessário utilizar sistemas e plataformas que, além de facilitar a consulta, modificação e estruturação desses dados, ainda colaboram para a segurança e confidencialidade dos dados armazenados

Além disso, as bases de dados podem ser integradas com diferentes sistemas e servirem como ferramentas de trabalhos para diferentes departamentos de uma empresa. Sem contar que é a própria organização que define quais são dados são relevantes e devem, ou não, entrarem para a base criada.

OCR e ICR: métodos de extração para uma base de dados

Para começar, precisamos compreender do que se trata o OCR (Optical Character Recognition) em português Reconhecimento Óptico de Caracteres, que nada mais é que uma automatização de leitura de informações através de um scan, padrões e esquemas pré-estabelecidos, capturando as imagens e tornando-as em informações.

A partir do documento de escaneamento, o OCR consegue estabelecer e separar o que é texto e o que é imagem, a fim de, posteriormente, comparar as informações capturadas com as já estabelecidas no sistema. Após isso, todas as informações podem ser extraídas em um documento da preferência do cliente, tais como: PDF, Excel ou documento digital.

Já o ICR (Intelligent Character Recognition) é a parte posterior ao OCR, já que é responsável por realizar uma análise completa e detalhada, simplificando, o ICR é responsável por avaliar o contexto já separado no OCR, ou seja, além de categorizar em imagem e texto, quesitos como a semântica, por exemplo, também é avaliado.

Vantagens da implementação de uma base de dados

Com a implementação de uma base de dados em seu negócio, é possível garantir vantagens técnicas, de gestão e operacionais para o dia a dia. Confira as principais:

Padronização de processos

Com a obtenção e estruturação de dados, é possível que a empresa invista em padronização de processos. Isso porque, é possível entender quais atividades são mais importantes e dão mais retorno para a empresa, devendo assim ser priorizadas. Com a padronização de processos, há uma maior organização entre os departamentos e, consequentemente, maior qualidade nas entregas.

Redução de retrabalhos

Também como consequência da padronização de processos, a redução de retrabalhos é um dos pontos positivos agregados a utilização de uma base de negócios. Isso acontece, pois com os dados é possível identificar quais são os processos que precisam ser otimizados e quais estão dando certo para serem replicados.

Esse é um benefício a longo prazo e junto com ele carrega a otimização de tempo dos colaboradores e uma redução significativa de custos com atividades de baixo valor agregado.

Análises e comparativos

Com uma base de dados integrada com os demais sistemas da organização, é possível realizar análises e comparativos entre períodos, quantidade e qualidade, por exemplo. Essas análises são essenciais para entender se o negócio está evoluindo ou se há desafios a serem superados, além de uma melhor comunicação entre as áreas. Sem ruídos entre os setores há o aumento da produtividade e qualidade nas entregas finais.

Conte com a Prado Chaves

Com ferramentas e tecnologias atualizadas, a Prado Chaves oferece uma gestão inteligente de documentos e informações de alto fluxo. Para conhecer mais de nossos serviços, acesse o site e fale com um dos consultores!

Publicado originalmente em Prado Chaves

Com ferramentas e tecnologias atualizadas, a Prado Chaves oferece uma gestão inteligente de documentos e informações de alto fluxo. Para conhecer mais de nossos serviços, acesse o site e fale com um dos consultores!

Publicado originalmente em Prado Chaves

Share This Post

Post Comment