Inteligência Artificial, Blockchain e Computação Quântica: Globant revela as tendências tecnológicas para 2024

Inteligência Artificial, Blockchain e Computação Quântica: Globant revela as tendências tecnológicas para 2024

Globant’s Digital Studio Network (NYSE: GLOB), que utiliza tecnologias disruptivas para posicionar os negócios dos clientes na vanguarda da inovação, publicou seu Relatório de Tendências Tecnológicas para 2024, destacando as principais previsões tecnológicas para o ano.

“As tecnologias que ganharão destaque em 2024 serão aquelas capazes de proporcionar impactos mensuráveis na experiência do cliente, na experiência do colaborador e/ou no avanço dos negócios”, disse Diego Tártara, Chief Technology Officer da Globant. “O impacto humano nunca foi tão crítico e as tecnologias que podem trabalhar ao lado dos humanos para melhorar as capacidades e as vidas irão decolar”.

O Relatório de 2024 concentra-se em cinco áreas que trarão as mudanças mais significativas nos próximos 12 meses. São elas:

  • Inteligência Artificial: Enquanto grandes empresas concentraram-se no uso da IA para otimização de custos e eficiência no ano passado, a oportunidade de usar a IA para elevar exponencialmente as experiências do cliente em organizações de maneira abrangente está amplamente subexplorada. Com o desenvolvimento de inúmeras ferramentas de IA acessíveis, as organizações adotarão a IA como nunca antes para aprimorar resultados e gerenciar recursos. As organizações que investiram em IA em 2023 utilizarão essas ferramentas para focar principalmente na diferenciação de suas experiências com o cliente em 2024.
     
  • Computação quântica: Em 2024, muitas organizações começarão a compreender como a computação quântica poderia impactar seus negócios, mas apenas algumas darão passos concretos nessa direção. É provável que as aplicações em campos ricos em dados e computação, como finanças e pesquisa farmacêutica, sejam as primeiras a demonstrar interesse e investir nessa tecnologia.
     
  • Robótica: O mercado de robótica atingirá um ponto crucial com robôs versáteis, graças aos avanços na inteligência artificial. Em 2024, as empresas começarão a adotar robôs como serviço (RaaS), muitos dos quais não terão uma forma humanóide, mas sim se concentrarão em tarefas otimizadas, como robôs de entrega rolantes. A robótica também está ingressando no espaço "não manufatureiro", onde tradicionalmente foi utilizada para automação e eficiência, e está se expandindo para áreas como hospitalidade e entretenimento.
     
  • Blockchain: A blockchain permanecerá uma tecnologia crucial para setores específicos. As implicações para identidades digitais e segurança de dados manterão a blockchain na discussão sobre a reinvenção tecnológica, mas ela só irá decolar verdadeiramente quando governos e agências públicas defendem sua interoperabilidade.
     
  • Experiências imersivas: Apesar de algumas manchetes em contrário, o interesse em experiências imersivas em 3D ainda é forte. Em 2024, veremos um interesse constante no metaverso, com o pico de interesse ocorrendo com o lançamento do Apple Vision Pro no primeiro trimestre. Os principais players continuarão a investir pesadamente para torná-lo uma interação cotidiana para os indivíduos.

Para baixar o Relatório de Tendências Tecnológicas de 2024 da Globant, clique aqui.

Share This Post

Post Comment