Avanade: Plataformas digitais atraem novos modelos de negócios

*Por Isabela Iori

O uso das plataformas digitais proporcionam as empresas a otimização dos processos, impulsionando os negócios e a Hamilton Berteli - Avanade Brasilvelocidade de suas operações. Em entrevista cedida  ao Information Management, Hamilton Berteli, vice-presidente de Expansão de Mercado da Avanade Brasil, conta como as plataformas podem assessorar o crescimento empresarial e trazer novos modelos de negócios as organizações. O executivo também fala sobre as áreas beneficiadas com essa solução e as tendências do mercado.

Information Management: De que forma as plataformas digitais auxiliam as organizações?

Hamilton: Utilizando-se os conceitos de SMAC (social, mobility, analytics e cloud), elas podem auxiliar no aumento da produtividade, melhoria de produtos e serviços, criação de novas ofertas e na otimização do atendimento ao cliente. Gerentes de chão de fábrica, por exemplo, podem solucionar problemas de fabricação sinalizados por sensores conectados à uma plataforma digital, ou ainda, técnicos em campo podem ser guiados por análises preditivas para efetuar manutenção proativa para sistemas remotos. Além disso, as plataformas digitais abrem espaço para a criação de novos modelos de negócios, como já pode ser visto no mercado de meios de pagamentos. Neste caso, as grandes organizações mantiveram-se flexíveis ao incorporar as novidades viabilizadas por players menores, mas bastante ágeis, para atrair um crescente número de usuários devido ao alto valor agregado proporcionado pelas suas plataformas.

IM:      Quais as áreas  beneficiadas com essa plataforma?

Hamilton: As plataformas digitais ajudam a melhorar os negócios de empresas de diversos setores, como o financeiro, varejo e de transportes. Na área de saúde, por exemplo, médicos podem utilizar plataformas digitais para monitorar seus pacientes por sensores remotos e fazer um acompanhamento de saúde mais próximo. Além disso, hospitais podem evitar que suas equipes fiquem ociosas, ordenando o agendamento de exames de forma mais eficaz. Hoje, diversos negócios digitais bem-sucedidos estão repensando as formas com que seus funcionários trabalham e concebendo ambientes corporativos cada vez mais digitais, o que propicia novas experiências, além de construir sinergias entre funcionários e clientes.

IM:      Com a utilização dessas plataformas, quais as tendências mais relevantes?

Hamilton: Umas das principais tendências é o conceito de borderless platforms (plataformas sem fronteiras). Essa é uma nova classe de ecossistemas de negócios, com base em plataformas de tecnologia, que está levando as organizações para modelos colaborativos e desafiando noções tradicionais de negócios.  É tendência que as plataformas abram espaço para novas tecnologias de consumo, como E-wallets e dispositivos de pagamento por NFC, por exemplo. Além disso, um tema comum em todo o universo de negócios digitais é a fusão de experiências físicas e digitais. Atualmente, esses ambientes não podem mais ser vistos separadamente, exigindo às empresas transformar seus negócios e interações, com experiências imersivas e que façam a transição entre o físico e o digital de maneira suave.

Share This Post

Post Comment