Grupo Assessor Público desenvolve sistema para atender à Lei de Acesso à Informação

Grupo Assessor Público – especializado no fornecimento de tecnologia da informação para a administração pública e Solution Partner GeneXus – apresenta seu novo sistema e-informações, que organiza os pedidos de informações públicas feitos pelos cidadãos, de acordo com a Lei de Acesso à Informação. O sistema foi desenvolvido em GeneXus, ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado.acesso a informação

De acordo com a nova Lei de Acesso à Informação, qualquer pessoa tem o direito de pedir informações aos órgãos públicos dos três poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, desde que as informações não sejam classificadas como sigilosas. “Nós já trabalhamos com mais de cem clientes com o Portal da Transparência, no qual o cidadão pode entrar nos sites dos órgãos públicos e encontrar as informações já publicadas”, explica o gerente de desenvolvimento do Assessor Público, Ricardo Gava. “Agora estamos lançando uma solução para atender ao segundo requisito da lei, que garante o direito do cidadão de pedir as informações que não encontrar nos sites."

O sistema e-informações funciona de maneira simples. O cidadão entra no site do órgão público, preenche um cadastro e faz o pedido da informação. O desenvolvimento do novo produto segue parâmetros do e-SIC (Sistema de Informações ao Cidadão), utilizado pela CGU – Controladoria Geral da União e pelo qual, além de fazer o pedido, é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

O diretor de operações do Grupo Assessor Público, Hevandro Conti Ferreira, diz que o sistema foi concebido para facilitar a utilização pelos usuários, tanto cidadãos quanto servidores públicos. “Estamos trabalhando para agregarmos novos produtos e novos projetos aos nossos clientes atuais e futuros, acompanhando as tendências de inovação e antecipando demandas”, enfatiza o diretor.

O produto foi desenvolvido por uma equipe de seis profissionais, sendo dois deles desenvolvedores. “Levamos três meses e meio para desenvolver todo o projeto, desde o levantamento de dados até a sua finalização. De programação mesmo foram apenas dois meses e dez dias. Se não utilizássemos GeneXus, provavelmente este tempo seria muito maior”, comenta Ricardo Gava. Produzido na versão mais recente da ferramenta, o software passou por homologação nos principais browsers. A empresa já utiliza GeneXus desde 2004.

Fundado na região de Araçatuba em 1987, onde se localiza a sede, o Grupo Assessor Público instalou atividades em Angola em 2003 e em 2010 no Peru. Neste percurso, firmou presença em 13 estados brasileiros, onde seus sistemas atendem toda a legislação e normas dos Tribunais de Contas, inclusive em relação ao novo PCASP – Plano de Contas aplicado ao Setor Público.

Com a missão de colaborar com a melhoria da gestão dos recursos públicos, através do diagnóstico, desenvolvimento e implantação de produtos e serviços relacionados à Tecnologia da Informação, o Grupo  Assessor Público atua oferecendo soluções em softwares e serviços integrados a todos os aspectos da Administração Pública.

São mais de 15 mil usuários, utilizando os softwares ao mesmo tempo em centenas de órgãos públicos clientes diretos e indiretos, operando mais de 1.300 licenças ativas, com aproximadamente 330 colaboradores diretos.

Oferece atualmente 28 softwares, apoiando o desenvolvimento de competências em gestão e tecnologia, aplicadas como ferramentas de agregação de valor e redução dos custos dos processos nos órgãos públicos.

Atua e desenvolve seus sistemas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, implantando os softwares e mantendo suporte técnico especializado por 10 horas diárias ininterruptas.

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