Soluções analíticas apoiam estratégias de negócios da CPTM

A utilização de informações gerenciais como ferramenta de apoio à tomada de decisão foi o principal objetivo da CPTM ao adotar as plataformas de business intelligence (BI) e Mobile da MicroStrategy. As soluções analíticas têm auxiliado a empresa nas estratégias de negócios graças à disponibilização de relatórios com alto nível de detalhamento, relacionados às áreas de Custos, Segurança Operacional, Financeiro, Coordenação de Empreendimentos e Saúde Ocupacional.CPTM

De acordo com Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da CPTM, antes da adoção do BI as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas Excel ou em relatórios extraídos dos sistemas especialistas. Além disso, os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.

Atualmente, a solução de BI tornou-se uma ferramenta imprescindível no suporte à tomada de decisão na companhia. Os usuários podem criar suas próprias análises e relatórios completos (self-service) com informações valiosas relacionadas, por exemplo, ao prazo de entrega e data limite de projetos; à quantidade de passageiros pagantes e de passageiros transportados; ao custo contábil e depurado da tarifa por passageiros pagantes; à quantidade de viagens vendidas; ao valor arrecadado; à tarifa média; à quantidade de ocorrências por linha e por milhão de passageiros; e ao volume de afastamentos por tipo de afastamento e CID. Os usuários também passaram a contar com datamarts exclusivos para cada uma das áreas, agilizando de forma significativa os negócios e a obtenção de projeções futuras sobre a companhia.

Ainda segundo Nilson, seria impossível imaginar o nível de flexibilização da informação atingido hoje sem a utilização de uma solução analítica, como a da MicroStrategy. Garantia de confidencialidade, confiabilidade e velocidade na disponibilização da informação, assim como um maior detalhamento e o acompanhamento de resultados, também foram vantagens importantes que estão diretamente atreladas à adoção do BI na CPTM. “Enfim, conseguimos uma ferramenta que transforma informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso”.

A CPTM tem planos de expandir o número de usuários, principalmente da solução Mobile, ainda em 2014. “A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza.

 

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