A Nap IT – Network Solutions, empresa brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI, anuncia fusão com a Codi.Mobi, desenvolvedora de soluções em software. Baseado em objetivos estratégicos, as empresas vão unir competências para prover soluções de infraestrutura e desenvolver aplicações, tendo como meta a consolidação no segmento da Internet das Coisas (IoT). Com a fusão, está previsto investimento de no mínimo dois anos no desenvolvimento de novos produtos integrados, além de trocas de participação societária. Separadamente, em 2014, a Nap IT deve crescer 40% comparado ao ano anterior, e a Codi.mobi deve atingir 60% de crescimento. Juntas, a expectativa para 2015 é de movimentar R$ 20 milhões.
Todas as iniciativas realizadas pela Nap IT nos últimos meses, como a contratação de profissionais de renome, maior presença em mídias, atuação fortalecida no eixo Rio–São Paulo e o foco constante em inovação, reforçaram o foco em prestar serviço diferenciado aos clientes, destacando-se pela qualidade e especialização do portfólio. Na linha dos serviços, além do tuning de rede, carro chefe da Nap IT, a empresa passa a atuar com o tuning de aplicações, trazendo inovação e diferencial competitivo ao mercado. Somam-se ao portfólio as soluções em infraestrutura e desenvolvimento; plataformas de conteúdo e colaboração, como Microsoft Sharepoint; e plataformas Cloud, como AWS e Azure.
De acordo com o diretor operacional da Nap IT, Rodrigo Alabarce, a fusão com uma empresa especialista em desenvolvimento de software, que possui profissionais de renome e estrutura robusta, representa um avanço em direção ao mercado de codificação, de tuning de aplicações e Internet das Coisas. “Recentemente, incrementamos nosso portfólio com serviços de cabeamento estruturado e monitoria; com a fusão, oferecemos de imediato aos nossos atuais clientes os serviços ligados ao desenvolvimento de aplicações. A Codi.mobi é uma empresa que agrega valor, porque possui velocidade nas inovações e qualidade na entrega de produtos. Juntas, iremos acelerar e potencializar o crescimento de nossas empresas”, enfatiza Alabarce.
Para o diretor de Tecnologia da Codi.mobi, Éderson Frozi, os recursos financeiros recebidos da Nap IT serão usados para a implantação das soluções criadas pela Codi.mobi dentro dos atuais clientes da Nap IT e no desenvolvimento de novos produtos ligados à Internet das Coisas. “Estamos animados com os planos de crescimento. Acredito que esta fusão irá gerar a aceleração e o respaldo necessário para executar a próxima fase de expansão”, avalia Frozi.
Estrutura das equipes
As equipes de vendas das empresas passarão a atuar juntas na oferta de serviços de infraestrutura e de desenvolvimento. Para conduzir os negócios em relação ao mercado e aos clientes, o executivo da Nap IT Guilherme Garibotti assumirá como Account Delivery Manager do grupo. Seu desafio é fazer com que a mudança seja transparente, sinérgica e benéfica para os clientes, apresentando um leque maior de soluções e agilidade no atendimento, sendo um ponto único de contato para tratar de áreas de TI que hoje possuem operações distintas, como infraestrutura e sistemas.
“A fusão mostra a velocidade com que a Nap IT responde às demandas de mercado. Temos a capacidade de ofertar serviços e produtos altamente especializados, com o diferencial de atuar como provedor de soluções ‘fim a fim’ com a Internet das Coisas, tornando-se referência em tuning de aplicações. A fusão da Nap IT com a Codi.mobi faz parte da estratégia de nos tornarmos um dos maiores players de soluções em TI do sul do Brasil”, ressalta Garibotti.
Nova atuação
Com a fusão, os nomes das empresas ainda seguirão independentes pelo menos até o próximo ano, mas o processo de padronização da identidade visual das marcas, que adota o padrão da Nap IT, já foi iniciado. Cerca de 30 profissionais passarão a fazer parte do grupo e atuarão no escritório consolidado em Porto Alegre (RS), matriz da Nap IT. Ainda para 2015, está previsto o aumento da participação do escritório de São Paulo e a abertura de filial no Rio de Janeiro. Nos processos de atendimento ao cliente, as empresas atuarão com suporte no formato 8x5 ou 24x7 (de acordo com contrato), suporte em português e em inglês, e desenvolvimento de aplicações sob demanda.