Como os dados vão impactar as empresas e governos em 2024?

Como os dados vão impactar as empresas e governos em 2024?

O mercado de dados está em constante evolução e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas. Segundo o Gartner, até 2024, 60% dos investimentos governamentais em inteligência artificial (IA) e análise de dados vão impactar diretamente as decisões e resultados operacionais. Neste cenário, é importante entender quais são as principais tendências que vão moldar o setor de dados neste ano.

Para Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp, as tendências de dados para 2024 refletem a importância estratégica dos dados e da inteligência artificial para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. “Os dados são o novo petróleo, e a inteligência artificial é a nova eletricidade. Quem souber usar esses recursos com eficiência, ética e inovação terá uma vantagem competitiva no mercado e poderá gerar soluções que transformam a realidade das pessoas”, afirma.

A BigDataCorp, empresa líder em soluções de dados na América Latina, selecionou cinco tendências que devem ganhar destaque em 2024. Confira:

  • Produtização dos Dados: Com o avanço de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e modelos multimodais, os dados se tornam produtos valiosos. A necessidade de dados de qualidade e legalmente seguros para treinar IA impulsionará a criação de produtos de dados vendidos para desenvolvedores de LLMs, transformando dados em commodities valiosas
  • Redução Computacional em IA: Espera-se uma redução significativa nos custos computacionais para treinamento de IA. A otimização de algoritmos e processos promete tornar a IA mais acessível e barata, permitindo a sua aplicação mais ampla nas empresas.
  • Privacidade e Segurança de Dados: A capacidade dos novos modelos de IA em tratar dados amplia preocupações com privacidade e segurança. Movimentos regulatórios e a conscientização pública crescente sobre a proteção de dados exercerão pressão sobre as empresas para implementarem medidas robustas de segurança.
  • Automação do Tratamento de Dados: A automação em tratamento de dados se intensificará, reduzindo a barreira técnica e permitindo que mais pessoas trabalhem com dados. Isso pode levar à diminuição do valor de mercado dos profissionais de dados e reduzir os custos das empresas nesta área.

“Observamos um panorama de dados em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e uma maior conscientização sobre a importância da privacidade e segurança dos dados. A produtização dos dados está remodelando o mercado, transformando a informação em um ativo valioso que precisa ser gerenciado com responsabilidade e visão estratégica. Ao mesmo tempo, a redução dos custos computacionais está democratizando o acesso à inteligência artificial, permitindo que uma gama mais ampla de empresas e indivíduos aproveitem o poder dos dados para inovação e crescimento. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: a segurança e a privacidade dos dados nunca foram tão cruciais. Estamos na vanguarda de uma era onde a automação do tratamento de dados está se tornando a norma, reduzindo barreiras técnicas e transformando radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia. Estes são tempos emocionantes, mas também exigem uma reflexão cuidadosa e ações responsáveis por parte de todos os envolvidos na esfera dos dados.", finaliza o especialista.

Share This Post

Post Comment