Aceco TI é selecionada para construir novo data center Alog

A Aceco TI, especializada na construção e manutenção de data centers, foi selecionada pela Alog Data Centers do Brasil para a primeira fase de construção do novo data center da empresa, em Del Castilho, no Rio de Janeiro.  A obra está prevista para ser concluída em junho de 2013.

Com uma área total de 15 mil m², o data center terá capacidade para cerca de 1.170 racks, dos quais 320 deles serão entregues na primeira fase da construção. O empreendimento contará com o que há de mais moderno em tecnologia como equipamentos de energia e climatização de ultima geração, com aproximadamente 99% de eficiência energética.

O projeto das instalações feito pela Aceco TI foi desenvolvido em AutoCad REVIT, o primeiro desse porte no Brasil, que permitiu aos engenheiros da empresa criar um sistema de instalações com colaboração total entre as diversas equipes das várias disciplinas envolvidas na execução como: a modelagem de informações da construção (BIM) e a engenharia de instalações (MEP). O AutoCad REVIT facilita a análise de desempenho da construção e de suas instalações e na compatibilização das diversas disciplinas, reduzindo os custos e o prazo de implantação.

O novo data center contará ainda com um sistema de DCIM (Data Center Infrastructure Management) específico para esse site, que vai permitir a manutenção preditiva e automação de diversos parâmetros de funcionamento, alinhando-o às tecnologias mais modernas do mercado. Por tudo isso, o projeto receberá a certificação TIER III do UpTime Institute, e os selos SSAE16 tipo II e ISAE3402 tipo II.

A preocupação com o meio ambiente é outro diferencial da construção, que será desenvolvida levando em conta conceitos de sustentabilidade, priorizando o controle de consumo de água e energia e minimização da poluição.

Os equipamentos instalados utilizarão o mínimo dos recursos naturais e reduzirão ao máximo a emissão do CO2 na atmosfera. O edifício contará, por exemplo, com um sistema de captação de água de chuva, a qual será reutilizada e atenderá aos requisitos de sustentabilidade LEED Silver.  Com essas tecnologias, a Aceco TI ajudará a Alog reduzir em pelo menos 70% o consumo de água e 10% o consumo de energia.

A escolha da localização da obra também foi estratégica, após serem realizados diversos estudos para decidir qual local ofereceria maior capacidade de energia com menor custo. Del Castilho atende a esse requisito e ainda fica próximo à Linha Amarela, uma das principais vias expressas da cidade, de fácil acesso e que favorece o deslocamento.

A opção pelo Rio de Janeiro e por Del Castilho era uma antiga vontade da liderança da Alog. “A empresa nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 2005. Escolher o Rio para este grande passo de desenvolvimento da companhiafoi a nossa maneira de agradecer e ajudar a cidade, e assim, contribuir para que o Rio esteja ainda mais preparado para o recebimento dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e das Olimpíadas”, afirma Eduardo Carvalho, Presidente da Alog.

“Além disso, nosso intuito é desenvolver uma área carente de investimentos, que é a zona norte da cidade. Entendemos que a região se beneficiará com a atração de serviços indiretos que serão necessários para dar suporte aos colaboradores, terceirizados e fornecedores da empresa, sem contar também que irá fomentar também a vinda de outras empresas de tecnologia para a região”, completa Carvalho.

“Este projeto foi um grande desafio para a Aceco TI”, disse Antônio Bob, diretor de engenharia da Aceco TI. “Buscamos desenvolver um projeto eficiente com um PUE = 1,56. Para isso, foram estudadas várias soluções, mas conseguimos atender à premissa básica da Alog que era reduzir o TCO (Total Cost of Ownership). Além disso, o projeto foi desenvolvido com uma arquitetura moderna e conceitos de sustentabilidade, alinhados aos requisitos do LEED Silver. Estamos felizes por termos sido escolhidos pela Alog e confiantes de que oferecemos a melhor solução”, completou.

Share This Post

Post Comment