Cooperativa de crédito investe cerca de R$ 1,5 milhão em virtualização

De acordo com o estudo realizado pelo IDC, dentro de três anos, 36 de cada 100 dólares gastos em servidores físicos serão direcionados para hardware de suporte a servidores virtuais. O levantamento também prevê que os 2,2 milhões de servidores que entraram no radar representam, na verdade, 18,4 milhões de máquinas virtuais, significando uma média de 8,5 máquinas virtuais por host em 2014.

Seguindo essa tendência a Cooperforte, cooperativa de crédito urbano, decidiu virtualiza seu parque de servidores, inclusive alguns de missão crítica. “A adoção ocorreu no momento da troca dos servidores. Necessitávamos de um upgrade, pois a infraestrutura que tínhamos não estava compatível com a demanda gerada pelo crescimento dos negócios da Cooperforte nos últimos anos”, explica Wilson Celso Petry, gerente da área de TI da Cooperforte e Rui Martins Vieira Barbosa, gerente de área da empresa.

Recomendada pela WMware, que já havia sido escolhida pela Cooperforte como fornecedora da solução para virtualização, a OS&T Informática, consultoria especializada em Soluções de Segurança, foi contratada para realizar o projeto. “Entre soluções e serviços, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão. Na prática, foi criado um novo ambiente virtualizado, calcado numa nova arquitetura de rede com total integração com a tecnologia VMWare que contemplava, além de novos sistemas de armazenamento e backup, soluções para continuidade dos negócios em caso de falhas nos componentes dos sistema”, acrescenta do diretor executivo da OS&T Informática, Sérgio Leandro.

De acordo com a Cooperativa, após o sistema ser implantado, o tempo de backup sofreu uma redução de 14 horas para 7 horas, representando um ganho de 50%. A velocidade de leitura e escrita no “storage também apresentou um aumento de desempenho de mais de 100%. A organização afirma que pretende expandir esse processo para outras áreas da empresa como, por exemplo, o seu site alternativo. “Com este projeto, aprendemos que virtualização não é um ‘bicho de sete cabeças’, basta apenas trabalhar com as empresas certas. A OS&T nos auxiliou bastante, implementando o produto e treinando nossos funcionários na adaptação dele. Para sucesso de qualquer trabalho é essencial a integração do cliente com o fornecedor, isso é um fator de sucesso”, finaliza Petry e Barbosa.

Share This Post

Post Comment