Novos aplicativos móveis para varejo transformam a experiência nas lojas

A SAP anunciou durante  NRF 2014,  maior evento mundial de varejo que ocorreu em Nova York,  o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis voltado para varejistas. O SAP Shopper Experience transforma toda a experiência de compra do consumidor por meio do compartilhamento nas mídias sociais, programas de fidelidade e um sistema de autopagamento.22_CAPA_Mobilidade_02

A SAP também está lançando a versão mais recente da aplicação móvel SAP Retail Store Ops Associate, que permite aos colaboradores de lojas varejistas consultar preço e estoque de itens, sem sair do lado do consumidor.

Cada vez mais os consumidores estão usando seus dispositivos móveis para pesquisar produtos, comparar preços e acessar recomendações nas redes sociais. Esse comportamento gerou um impacto significativo no setor de varejo. De acordo com a Retail Systems Research*, 80% dos varejistas acreditam que a adoção de tecnologia é um item fundamental para o varejista incrementar a experiência do cliente nas lojas. E para ajudar a combater a tendência de transformação de lojas em simples showrooms, os varejistas identificaram duas grandes oportunidades: 60% citaram o foco em uma experiência mais conveniente para os clientes e 48% mencionaram que estão trazendo uma experiência mais digital e online para as lojas.

Com o SAP Shopper Experience, os varejistas podem oferecer aos consumidores a capacidade de criar listas de compras colaborativas, receber ofertas específicas de uma determinada loja e gerenciar contas de fidelidade. Para os consumidores, a aplicação permite pesquisar mercadorias, realizar pagamentos e também compartilhar ofertas com os amigos no Facebook - tudo a partir de seus dispositivos móveis enquanto fazem compras na loja. A aplicação é personalizável de acordo com a marca do varejista.

Após se vincularem a uma conta de fidelidade, os consumidores são imediatamente reconhecidos e podem rever sua pontuação, recompensas futuras, entre outros itens. Ao entrarem na loja recebem ofertas personalizadas, que podem compartilhar com os amigos. Durante as compras, os clientes podem fazer a leitura óptica de itens para pesquisar detalhes do produto e adicioná-los ao carrinho de compras móvel. Os consumidores também podem transferir instantaneamente seu carrinho de compras para o ponto de venda e evitar a fila de saída, pagando diretamente a partir do dispositivo móvel.

Além de um maior nível de engajamento dos consumidores e maior taxa de conversão a partir das ofertas móveis integradas, os varejistas também têm benefícios ao fornecer recursos de autoatendimento que ajudam a reduzir os custos operacionais das lojas. O SAP Shopper Experience  está disponível para dispositivos Android e iOS. O vídeo explicativo do produto pode ser visto aqui.

Para enriquecer ainda mais a experiência na loja, a SAP também lançou a versão mais recente do SAP Retail Ops Associate. Trata-se de uma aplicação intuitiva e fácil de usar que permite que os funcionários acessem, de forma instantânea, informações atualizadas sobre disponibilidade e preços de produtos. Com as novas atualizações do aplicativo, os colaboradores podem fazer pedidos de produtos, oferecer descontos na loja, fazer correções e transferências de estoque, controlar o recebimento de mercadorias de fornecedores e centros de distribuição e ter acesso a informações de histórico de produtos. O SAP Retail Ops Associate está atualmente disponível para dispositivos iOS.

*Retail Systems Research, Relevant Store in the Digital Age Benchmark Report, Maio de 2013

Share This Post

Post Comment