ABBYY lança kit de desenvolvimento de aplicativos em iOS e Android

Chega ao mercado brasileiro um novo kit de desenvolvimento de software – ou SDK, na sigla em inglês – da ABBYY. O SDK ABBYY Mobile Imaging é a mais recente e sofisticada ferramenta da empresa para criação de aplicativos para os sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Com ele, programadores ganham um pacote integrado por ferramentas inteligentes para melhorar a qualidade de visualização de imagens de documentos capturados com câmeras dos aparelhos móveis e ampliam as possibilidades de desenvolvimento de aplicativos inovadores usando a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres da ABBYY. Esse tipo de tecnologia permite que softwares leiam e compreendam documentos fotografados ou escaneados, transformando as imagens em textos editáveis. APPs com capacidade de reconhecimento de texto veem se popularizando cada vez mais no mercado internacional, e o mesmo deve se repetir no Brasil.

Com o uso do novo Mobile Imaging para iOS e Android, os criadores de software terão uma ferramenta e tanto – a ABBYY é uma das maiores empresas do mundo em tecnologias linguísticas e programas baseados em inteligência artificial para OCR. Essa base tecnológica está embarcada no SDK, que agrega soluções para desenvolvimento de sistemas locais ou na nuvem agregados a aplicações móveis.

Uma dessas possibilidades é a criação de APPs de entrada de dados via celular para sistemas corporativos de ERP ou CRM, por exemplo. No caso, basta que o usuário fotografe o documento no celular, usando o aplicativo, e envie a informação diretamente ao sistema de OCR corporativo. Para possibilitar esse tipo de aplicação, a ABBYY aprimorou a capacidade de detecção de qualidade das fotos, de forma a evitar ou corrigir imagens turvas, com iluminação desigual ou pobre. A tecnologia de imagens móveis da ABBYY agora filtra fotos de qualidade baixa, usando detectores especiais, e melhora a qualidade de visualização.

“Levamos em conta que fotos de celulares e outros aparelhos móveis nem sempre são tiradas nas melhores condições”, diz Katya Solntseva, diretora do Departamento de Produtos Móveis ABBYY. “Variáveis como iluminação e ângulo da câmera podem tornar ilegível um texto fotografado. Então criamos uma série de tecnologias que corrigem esses fatores, fazendo com que documentos fotografados fiquem tão bons quanto imagens escaneadas.”

O sistema de pré-processamento de imagens integrado aos dispositivos móveis, incluído no SDK, corrige distorções de perspectiva, de orientação de imagens e ‘ruídos’ na foto. Também tem funções para recorte manual ou automático, detecção de borda, ajuste de brilho e várias outras ferramentas de edição. Nele há até refinamentos como tarefas pré-definidas de processamento de imagens coloridas ou em P&B, cartões de visita, notas fiscais e recibos. As imagens depois podem ser exportadas para PDF, JPEG ou PNG.

Aplicações práticas

Nas mãos de um bom desenvolvedor de software, essa nova tecnologia pode ser combinada ao uso de kits de desenvolvimento de aplicativos para computadores, como o ABBYY FlexiCaptureEngine ou ABBYY Cloud OCR, para ajudar empresas de quaisquer segmentos a usar celulares como instrumentos confiáveis de entrada de dados em sistemas corporativos. Segundo a ABBYY, o input de documentos móveis pode ser uma verdadeira revolução em setores como os de saúde, financeiro, de seguros e de serviços governamentais, nos quais há redes de escritórios distribuídos e funcionários em campo. Uma empresa de seguros pode, por exemplo, capturar dados e documentos de envolvidos em acidentes no próprio local, iniciando o processamento do sinistro na hora. O SDK ABBYY Mobile Imaging está disponível mundialmente. Para saber mais sobre o produto ou pedir uma versão teste, programadores podem visitar a página www.abbyy.com/mobile_imaging_SDK ou entrar em contato com a subsidiária brasileira da ABBYY.

Share This Post

Post Comment