TCS cresce no terceiro trimestre fiscal e AL lidera os mercados emergentes

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa especialista em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulga seus download (1)resultados financeiros consolidados de acordo com o IFRS (International Financial Reporting Standards) relacionados ao trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2015.

Destaques financeiros no trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2015

  • Adição de 22.118 novos funcionários
  • Total de 344.691 funcionários
  • Percentual de horas produtivas de 84,9% (excluindo trainees) & 80,9% (incluindo trainees)
  • Número de clientes com faturamento superior a US$100 milhões foi acrescido de um, totalizando 34
  • Número de clientes com faturamento superior a US$20 milhões foi acrescido de dois, totalizando 173

Comentando o desempenho em Q3, N Chandrasekaran, CEO, diz que "todos os nossos segmentos de indústria mostraram crescimento em um trimestre tradicionalmente fraco que também sofreu o impacto das inundações em Chennai. Nossos negócios internacionais têm crescido em moeda corrente com América do Norte e Europa abrindo caminho entre os principais mercados e com a América Latina liderando entre mercados em crescimento".

 Mr Chandrasekaran acrescenta que "os negócios digitais continuarão sendo o foco principal para a empresa em 2016, à medida que nossos clientes reagem à concorrência na economia global impulsionados por insights em tempo real. Com 13,7% de nossas receitas provenientes dos negócios digitais e com esse segmento crescendo a um ritmo superior contínuo, a TCS tem desempenhado um papel relevante em parceria com os clientes".

Rajesh Gopinathan, CFO, explica que "em um trimestre desafiador com oscilação cambial significativa, e outros obstáculos, conduzimos nossas operações com rigor e disciplina para alcançar uma margem confiável e produzimos um excelente fluxo de caixa".

O resultado no terceiro trimestre foi equilibrado, sendo que todos os segmentos da indústria mostraram crescimento contínuo, com Ciências da Vida & Saúde, Manufatura e Alta Tecnologia abrindo o caminho. Europa e América do Norte lideraram nos principais mercados, enquanto América Latina e região Ásia-Pacífico foram líderes nos mercados em crescimento. Entre as linhas de serviços, Infraestrutura e BPS ficaram à frente.

Principais conquistas

  • Selecionada por um grande banco global para promover a transformação da Gestão de Aplicações e Prestação de Serviços em uma iniciativa plurianual, visando otimizar as operações.
  • Escolhida por um importante fabricante europeu como parceira estratégica para prestar suporte a aplicações de vendas, RH, finanças e operações na América do Norte e na América Latina.
  • Selecionada por um importante varejista de supermercados no Reino Unido para promover a transformação dos serviços de Garantia de Qualidade e Gestão Ambiental.
  • Selecionada por uma grande companhia aérea europeia como parceira para promover a transformação da infraestrutura, padronizar e aprimorar os serviços prestados ao usuário final e operações em todas as linhas de negócios.
  • Selecionada por importantes empresas de mídia digital e publicidade da América do Norte como parceira estratégica para acelerar o crescimento das operações de publicidade on-line, gerenciar campanhas e ambientar clientes.
  • Prestigiada por um dos maiores prestadores de serviços públicos da Europa com um acordo plurianual para oferecer serviços de BI & Análise, explorando Big Data e mobilidade.
  • Participação em uma parceria estratégica com uma grande empresa de seguro de vida norte-americana para oferecer Serviços de Gestão de Aplicações completos.
  • Prestigiada por um importante banco da América Latina com um acordo de serviços para transformar as operações de TI e de negócios.
  • Escolhida por um importante banco da América Latina para transformar completamente os impactos do data center, permitir a padronização das operações e alinhar a estratégia de crescimento dos negócios na região.

Principais conquistas em Serviços e Soluções Digitais

  • Participação na jornada digital de um fabricante de automóveis para transformar a experiência dos clientes em carros conectados.
  • Selecionada por uma importante seguradora para transformar a experiência de clientes e agentes, desenvolvendo uma solução multicanal interessante.
  • Selecionada por uma importante empresa europeia na área de Ciências da Vida para transformar as operações de monitoramento de segurança dos produtos, utilizando insights analíticos a partir dos dados provenientes dos canais sociais.
  • Selecionada por um grande fabricante de automóveis para proporcionar uma iniciativa única de robótica para a linha veículos híbridos e aumentar o conforto dos clientes.
  • Contratada por uma empresa global de mídia e informações para prestar serviços de design para gamificação social da experiência dos clientes e impulsionar a adoção dos produtos;
  • Três clientes globais selecionaram a TCS para implantar o produto TCS Active Archive™ e permitir o acesso rápido sob demanda a dados corporativos arquivados.
  • Contratada por um grande banco indiano para reinventar a experiência dos usuários do banco digital.

TCS BaNCS

  • Uma importante empresa asiática escolheu a plataforma BaNCS para conduzir as operações nas Américas.
  • Dois grandes bancos da África do Sul escolheram a plataforma TCS BaNCS Insurance para administrar os negócios de seguro de vida e geral.
  • Uma grande instituição de gestão patrimonial selecionou a plataforma BaNCS para desenvolver soluções digitais.
  • Uma grande instituição europeia de infraestrutura de mercados escolheu a TCS BaNCS para substituir seu sistema de compensação e liquidação.

 ignio
A plataforma de automação neural da TCS está registrando adoção crescente entre os clientes:

  • Uma importante empresa norte-americana de energia escolheu a ignio para criar uma fundação para transformação tecnológica.
  • Uma grande indústria farmacêutica global da América do Norte escolheu a ignio para melhorar a eficiência das operações do data center.
  • Uma grande empresa global do setor automotivo está implantando a ignio como uma camada de inteligência ao longo de todo o ambiente de TI para garantir visibilidade completa e automatizar as operações.
  • Um grande grupo global de companhias aéreas escolheu a ignio para ajudar a otimizar a qualidade dos serviços de TI.

 Inovação e Propriedade Intelectual

Até 31 de dezembro de 2015, a empresa solicitou 2.536 patentes, incluindo 90 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 302 patentes.

Recursos Humanos

A companhia continua contratando para apoiar o crescimento dos negócios. Houve uma adição bruta total de 22.118 pessoas (adição líquida de 9.071 funcionários), o que elevou a força de trabalho total para 344.691 funcionários em uma base consolidada. A taxa de pedidos de demissão nos últimos 12 meses (LTM) caiu para 15,9%.

 "Nossos esforços para elevar o nível de retenção de funcionários está tendo efeito, com a taxa de pedidos de demissão caindo no terceiro trimestre. As iniciativas de contratação continuam apoiando o forte crescimento dos negócios e seguiremos investindo no desenvolvimento de competências digitais, com mais de 70.000 TCSers em formação em novas tecnologias este ano", analisa Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humano. 

Share This Post

Post Comment