Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
O processo de avanço digital no Brasil já estava encaminhado, e a crise sanitária e as medidas restritivas impostas para combater a propagação do novo coronavírus aceleraram alguns movimentos. Um deles é a alta do comércio eletrônico, que de acordo com a a Ebit|Nielsen movimentou mais de R$ 53 bilhões até agora neste ano.
Atualmente há diversas plataformas de compras virtuais e marketplaces, desse modo, diferenciar-se se faz mais necessário. Pensando nisso, consigo traçar 3 passos para que seu e-commerce se destaque:
Uma das formas que têm uma boa aceitação é a personalização do atendimento. Entender a dor de cada cliente é fundamental para entregar um produto/ serviço assertivo.
A reputação é importante também. Para tornar as vendas mais ágeis e seguras, contar com bons fornecedores e parceiros é primordial. Para que esses processos terceirizados funcionem, proporcionar um treinamento completo para o manuseio do produto se torna um diferencial da empresa, por garantir que todos os passos sejam tomados corretamente.
A linguagem próxima do consumidor e personalizada nos canais de atendimento diferencia a sua venda de outros e-commerces. Estamos na era em que as redes sociais vão além do entretenimento e se tornaram ferramentas de vendas, como o WhatsApp e Instagram. Uma vez que o consumidor utiliza essas plataformas, espera que haja maior interação com outras pessoas do que simplesmente ‘adicionar ao carrinho, calcular o valor do frete e escolher opção de pagamento’.
Hoje se encontra todo o tipo de e-commerce: supermercados, que antes não era uma prática comum, entrega de flores, que anteriormente era mais regionalizada, conforme as floriculturas locais, agora se expandiu para o Brasil inteiro, e algumas até entregam em outros países, assim como farmácias e o, mais conhecido, foodservice. As compras virtuais vieram para ficar.