Executivo alerta empresas para a segurança digital no trabalho

Com o aumento do nível da informatização das empresas, computadores de mesa com acesso à Internet à disposição dos novos colaboradores,  surge o risco à segurança digital do ambiente de trabalho. Na avaliação de Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, em boa parte das empresas no Brasil, especialmente as de menor porte, o cenário mostra como os riscos podem ser grandes.

“O número de novos postos de trabalho traz um novo tipo de usuário de PC ao ambiente corporativo e este pessoal, em alguns casos, deve ser orientado a lidar com esta nova situação.  Em nosso serviço de suporte aos usuários descobrimos que muitas pessoas abrem e-mails com mensagens falsas com solicitação de orçamentos, envio de nota fiscal eletrônica,  intimação de comparecimento a um posto da Receita Federal ou INSS, envio de boletos e faturas falsas etc”, exlipa Lopes. O executivo orienta as empresas a manterem seus sistemas corporativos e de segurança constantemente atualizados, além de regras de uso dos recursos de informática, como, por exemplo, não utilizar os equipamentos para uso pessoal, como ouvir músicas a partir de pen drives e outros dispositivos não conhecidos pelo pessoal que cuida da rede corporativa. “Ensinar os novos colaboradores a usar os recursos de TI em segurança é vital para as empresas”, destaca o executivo.

Para auxiliar as micro e pequenas empresas neste processo, a Nodes oferece uma campanha para o Avira Small Business Suite, criada para garantir a segurança multicamadas das redes de computadores nas empresas, com funcionalidades para proteção de desktop, servidor de arquivos, servidor de e-mail a partir de administração centralizada. A solução foi projetada para empresas que possuem entre 3 e 100 computadores e oferece instalação facilitada a partir de um console central, que permite monitorar e atualizar a segurança automaticamente em tempo real. “Com esta solução é possível garantir que os ativos de TI estejam fora do alcance dos cyber criminosos a partir da adoção de soluções tecnológicas avançadas e com bom custo benefício, como uma solução que permite uma economia de até 40% e fecha todas as portas por onde as ameaças virtuais podem entrar”,  comenta.

Share This Post

Post Comment