Fundadores do Megaupload são presos por violação de direitos autorais

Depois dos protestos dos grandes sites contra a aprovação das leis SOPA (Lei para Parar a Pirataria On-Line), PIPA (Lei de Proteção à Propriedade Intelectual) e discussões sobre os direitos autorais,  os fundadores do Megaupload.com, Kim Dotcom, Mathias Ortmann e o vice-presidente de marketing e responsável pelo setor de vendas, Finn Batato, foram presos por violação de direitos autorais, tendo como consequência a retirada do website de hospedagem de conteúdo. Todos foram detidos em Auckland, Nova Zelândia, por autoridades locais. 

O Megaupload é um site conhecido pela troca e hospedagem de conteúdo gratuito. Mesmo com o envio e recebimento de arquivos grátis, os usuário podiam (enquanto o site estava ativo) efetuar pagamentos de assinaturas, para mais capacidade de download, etc. Com a criação do site e conhecimento para o público geral, o site conseguiu (de acordo com a Reuters e declaração da acusação) tirar das mãos de detentores de direitos autorais por volta de 500 milhões de dólares, o que gerou mais de 175 milhões de dólares em rendimentos criminosos.

Um tribunal federal na Virgínia ordenou que 18 domínios associados ao grupo fossem confiscados. Além disso, por volta de 20 mandados de busca foram executados nos EUA e em oito outros países. O sócio-fundador da empresa, Kim Tim Jim Vestor, o responsável pelo setor de desenvolvimento Sven Echternach e outros funcionários da companhia também foram indicados. As acusações foram feitas nesta quinta feira (19) e incluem violação de direitos autorais e conspiração para realizar extorsão, violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.

As denúncias emergem em um momento em que o Congresso norte-americano tem dificuldades em função de legislação promovida pelas indústrias do cinema e da música para reduzir a pirataria online e o roubo de conteúdo. Grandes sites como o Google e o Facebook se opuseram e afirmaram que, da maneira como a legislação foi redigida, ela levaria à censura. Como resposta contra a prisão, retirada do site no ar e futura Aprovação das leis SOPA e PIPA um grupo de hackers, chamados de Anonymous, invadiram os sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da Universal Music Group, nesta quinta feira (19).

Share This Post

Post Comment