Sociedade 5.0: como essa nova realidade atua na gestão documental

Sociedade 5.0: como essa nova realidade atua na gestão documental

A automatização de tarefas e a integração de sistemas faz parte da nova realidade da sociedade 5.0, onde é possível empregar ferramentas que possibilitam otimizar processos pensando na sociedade como um todo.

Mas não para por aí, nessa realidade em contínua expansão, as transformações levam em consideração a valorização do capital humano, utilizando a tecnologia como foco principal do bem-estar.

Por mais que a indústria 4.0 trouxesse uma enorme mudança na maneira como empresas operam e se relacionam com os seus stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores etc.), a sociedade 5.0 utiliza a tecnologia não só para os negócios e aumento da produtividade, mas também para pensar de forma mais coletiva.

Nessa nova era existe a preocupação de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico com a resolução de problemas sociais, sempre pensando nos impactos no bem-estar geral.

Isso faz com que as empresas que planejam se inserir nessa nova realidade reforcem sua responsabilidade social diante da sociedade, utilizando a tecnologia para garantir não só a sua produtividade, mas também o bem-estar e desenvolvimento social.

O que realmente mudou?

É certo que organizações sempre utilizaram a tecnologia a seu favor, mas o que muda com a sociedade 5.0 é que essa nova realidade tem como premissa a qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

Dessa forma, a tecnologia é utilizada como uma ferramenta facilitadora, inclusive no ambiente de trabalho para que as tarefas pesadas e repetitivas sejam realizadas por meio da automação.

Assim, se torna possível investir em capital humano para desenvolver habilidades e, consequentemente, aumentar a produtividade sem pôr em xeque o bem-estar dos colaboradores e o meio ambiente.

A inclusão é outro fator essencial da sociedade 5.0 para que todos os indivíduos possam ter acesso a essas novas tecnologias e ferramentas para que desigualdades sociais possam ser combatidas.

Além disso, ao falar de sustentabilidade, essa nova realidade implementa tecnologias a favor do meio ambiente, como exemplo da redução do uso de papel e energias renováveis

Gestão documental na sociedade 5.0

A gestão documental é responsável por criar, organizar e armazenar documentos dentro de empresas e na nova realidade da sociedade 5.0 isso não é diferente.

Cada vez mais surgem novas formas de otimizar processos sem deixar de lado a preocupação social e o uso de ferramentas sustentáveis.

Apesar de ainda ser realizada de maneira manual e física por algumas organizações, a gestão de documentos já passou por diversos avanços tecnológicos que possibilitam a sua automação e digitalização.

Na nova realidade da gestão documental na sociedade 5.0 ferramentas passam a ser utilizadas são só com foco na produtividade e lucro, mas também no bem-estar social, inclusão e sustentabilidade.

Um exemplo é a digitalização de documentos que, além de ser uma porta de entrada para o emprego de novas tecnologias na gestão documental, também reduz o uso de papel e materiais para impressão, como também facilita o trabalho de colaboradores, simplificando o acesso à informações importantes para o desempenho de suas atividades.

Outra grande aliada nessa transformação é a Inteligência Artificial, um segmento da ciência da computação que desenvolve dispositivos capazes de realizar atividades de forma mais rápida e assertiva, evitando erros humanos e facilitando na tomada de decisão.

Tudo isso mostra que é possível utilizar a tecnologia para alcançar bons resultados e produtividade sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

O emprego dessa premissa na gestão documental já é possível através de ferramentas que vão desde o processo de digitalização de documentos, passando pelo Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), mapeamento de atividades para otimização de processos e diversas outras ferramentas e softwares que transformam a maneira como pessoas e empresas lidam com documentos e informações.

Conheça a soluções tecnológicas da Soluarq
Empresa com mais de 15 anos de experiência de mercado que oferece soluções integradas e personalizadas para uma Governança Documental em Compliance com Normas e Resoluções para a gestão de documentos físicos e eletrônicos.

Sempre nos atualizando para propor as melhores e mais inteligentes ferramentas para a otimização de processos de gestão documental dentro de empresas.

Profissionais são especializados e preparados para encontrar soluções que reduzem custos, utilizam Inteligência Artificial e empregam a sustentabilidade como premissa.

Entre em contato com a Soluarq e saiba como nossos serviços podem colocar a sua empresa na nova realidade da sociedade 5.0.

Venha para o novo com a Soluarq.

Publicado originalmente em Soluarq.

Share This Post

Post Comment