MicroStrategy fortalece integração com SAP BW e com a nova plataforma SAP Hanna

A MicroStrategy,empresa global no fornecimento de software de business intelligence (BI) e plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, conta com uma arquitetura capaz de integrar-se total e perfeitamente com as soluções da SAP, fabricante de software de gestão empresarial, o que inclui o SAP BW (solução completa de data warehouse) e a recém lançada plataforma SAP HANA (software High-Performance Analytic Appliance, para o processamento de dados in memory). Esta integração transparente é o resultado de anos de esforços de pesquisa e desenvolvimento e reafirma a interoperabilidade e capacidade da MicroStrategy de interagir de forma amigável com outras soluções de mercado. Centenas de empresas em todo o mundo e também no Brasil, país isto ocorre mais aceleradamente desde o ano passado, beneficiam-se desta proximidade entre as duas companhias líderes, usufruindo assim de um maior entendimento de suas necessidades de negócio e obtendo resultados mais consistentes para os seus clientes.Big data 3

Integrante do programa SAP ® PartnerEdge ®, a MicroStrategy conta com diversas cerificações da SAP. Entre elas estão a SAP BW Certification – Certificado para acesso nativo ao SAP BW; Portal Certification – Integração com SAP NetWeaver Portal;  Security Certification – Integração Certificada com SAP roles e privilégios para garantir a segurança dos dados;  Application Server Certification – Integração Certificada com SAP Web Application Server; e  SAP HANA Certification.

 

“Os usuários de negócios e desenvolvedores que utilizam as plataformas MicroStrategy e SAP conseguem conectar-se de maneira muito simples e extraem o máximo de ambas as soluções. Podem por exemplo analisar dados provenientes do SAP BW, SAP HANA ou de qualquer outra fonte, como se fosse uma única base de dados. E essas informações podem ser compartilhadas. Ou seja, é possível trazer todos os dados relevantes aos tomadores de decisão para um só lugar, não importa a sua procedência, criando filtros de segurança e diferentes perfis de acesso”, diz Flavio Bolieiro, VP Latam da MicroStrategy.

 

A MicroStrategy provê ainda aos usuários do SAP BW uma plataforma de desenvolvimento de apps móveis nativa, com interface única e de alta performance, que possibilita analisar tendências e simular cenários e que inclui as melhores funcionalidades disponíveis no mercado em termos de dashboards analíticos, reporting e alertas, “O gestor pode também selecionar determinada visão que queira chamar atenção, fazer um comentário e distribuir por e-mail”, ressalta Bolieiro.

 

A integração entre o SAP BW e  MicroStrategy acontece por meio do software analítico OLAP BAPI da SAP. Assim, as informações são importadas diretamente para a plataforma da MicroStrategy, que consegue acessar todas as estruturas de dados do SAP BW (Infocubes, Queries, Multi providers, Virtual cubes, DSO’s, Master Data, InfoSets). Todos os objetos provenientes do SAP são reutilizados e importados como objetos nativos ao Metadados da MicroStrategy. Já quando uma empresa utiliza o SAP HANA, o dado pode ser armazenado diretamente no HANA ou ser extraído por meio de um processo de ETL.  A plataforma de BI da  MicroStrategy interage com o SAP HANA enxergando-o como uma outra fonte relacional, via ODBC/SQL.

 

No Brasil, algumas empresas já estão experimentando de forma prática essa profunda integração que vem sendo desenvolvida entre as plataformas MicroStrategy e SAP. Um bom exemplo é uma empresa com atuação no segmento financeiro, que democratizou internamente a informação a favor de seu cliente. Graças a essa integração, diariamente a diretoria financeira tem acesso, inclusive em dispositivos móveis, às informações do SAP BW (como pagamentos, recebimentos, contabilidade e cobranças). Essas informações são extraídas do SAP por meio de uma ferramenta de ETL e transferidas para uma área denominada de estaging area (que consolida os dados de todos os sistemas).

 

Desta forma, é possível ter acesso a relatórios, tanto no desktop como nos dispositivos móveis, que mostram como as vendas estão refletindo no faturamento, as despesas administrativas, faturamento diário, tudo por região, por cidade, comparado com anos anteriores. Ou seja, possibilitando a essa empresa monitorar o negócio e, o que é mais importante, garantindo a unidade da informação.

 

Share This Post

Post Comment