A Epson, especialista mundial em impressão, projeção e imagem digital, testa suas impressoras da linha EcoTank em uma nova edição do seu programa ‘Desafio EcoTank’, onde equipamentos da empresa foram instalados em escolas, escritórios de negócios e novos destinos inóspitos ao redor da América Latina.
A linha EcoTank associa os conceitos de "Economia" e "Tank" para oferecer ao público um sistema de impressão constituído de tanques de tinta recarregáveis que fornecem o menor custo de impressão por página. Dessa forma os usuários podem imprimir o que quiserem sem se preocupar com o custo, a duração ou a qualidade da tinta. As impressoras da linha EcoTank possuem tinta para imprimirem até 6.500 páginas coloridas. impren
O desafio para 2014 foi enviar esses equipamentos para lugares inóspitos ou inacessíveis, onde o abastecimento é algo complexo e muitas vezes até impossível. Graças às garrafas de tinta de alto rendimento da linha EcoTank a reposição nesses locais não se fez necessária. Impulsionada pelo sucesso da primeira edição, a Epson, além de implantar equipamentos EcoTank em locais inóspitos, colocou suas impressoras em ambientes como instituições educacionais, escritórios e empresas. O objetivo foi demonstrar a versatilidade de seus equipamentos em locais que requerem grandes volumes de impressão.
O ‘Desafio Ecotank’, cujo propósito foi testar o desempenho da linha EcoTank, contemplou vários destinos remotos. Um deles foi a Pousada Uacari, no coração da Amazônia, que recebeu a doação uma impressora da linha. A Pousada é fruto do Programa de Turismo da base comunitária do Instituto do Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), da Amazônia. Com a proposta de promover a pesquisa científica sobre a biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais da Amazônia, o Instituto também foi contemplado com um equipamento EcoTank.
Em 2014, a Epson doou impressoras da linha EcoTank™ para o Projeto Tamar, importante ONG que cuida da proteção e conservação das tartarugas marinhas na costa brasileira. As impressoras foram instaladas em diferentes centros de pesquisa do Tamar, conforme a necessidade de cada localidade. A sede da organização, que fica na Praia do Forte (BA), recebeu a impressora fotográfica L800, uma solicitação do próprio Tamar para poder imprimir fotos dos turistas que visitam o espaço, uma das formas de capitalização do projeto.
Outros lugares que já receberam impressoras da linha foram a Fundação Charles Darwin, nas ilhas Galápagos (Equador), San Pedro de Atacama, no deserto árido Atacama (Chile), Antioquia, na cidade de Los Andes (Colômbia), The Children Foundation, na costa venezuelana (Venezuela), a região de Chetumal (México) e o Vale Sagrado (Peru).