Intech constrói nuvem híbrida com VMware vCloud

Após ser pioneira em optar por serviços de colocation de seu data center com o provedor Primehost, em São Paulo, a Intech tornou-se uma das primeiras organizações brasileiras a avançar do modelo de virtualização para uma cloud computing híbrida. Foi uma evolução de seu centro de dados virtualizado com VMware, depois hospedado em data center terceirizado e, por fim, a adoção da ferramenta vCloud.nuvens híbridas

 

Empresa de prestação de serviços de previdência complementar, digitalização e gestão de documentos, ERP, CRM, além de infraestrutura de TI, a Intech também tem ampla experiência em Regime Próprio de Previdência Social. No segmento de gestão documental, ajuda organizações públicas e privadas a gerir o crescente volume de informação não estruturada. Recebe, prepara, digitaliza, indexa, guarda e recupera documentos com segurança operacional e legal.

 

Desafios-chave

  • Atingir máxima escalabilidade
  • Adotar cloud computing híbrida
  • Expandir poder de processamento e armazenamento
  • Melhor gestão de recursos
Impacto nos negócios

  • Otimização de recursos
  • Produtividade no planejamento
  • Agilidade na formatação das soluções complexas para clientes
  • Empreendimento em cloud computing
Produtos VMware

  • VMware vSphere
  • VMware vCenter
  • VMware vCloud Director
Aplicações virtualizadas

  • ERP
  • CRM
  • Software de gestão de documentos
  • Controle de tickets
  • Gestão de desenvolvimento
  • Armazenamento de imagens
  • Digitalização de documentos

 

O desafio

A partir de 2008, a Intech assumiu grandes cargas de trabalho de clientes como administradoras de cartões de crédito e de serviços, conforme descreve Renato Moraes, diretor executivo. “Naquele momento, descobrimos a virtualização de nossos servidores por meio da Primehost. Multiplicamos a capacidade de processamento, sendo o início da nossa jornada para a computação em nuvem”.

 

Com a infraestrutura de servidores e data center próprios, a Intech expandiu seus serviços até o momento em que o desenvolvimento de soluções de CRM e ERP, e também o de armazenamento de dados, para grandes fundos de pensão passou a exigir a hospedagem de servidores em data center terceirizado. “Nosso desafio era termos o controle da quantidade de servidores físicos e virtuais estavam operando depois que o volume cresceu muito”, explica Moraes.

 

Começava aí a configuração de um data center que proporcionasse controle simples e eficaz, assim como é hoje o data center definido por software. Um dos objetivos da Intech era ter infraestrutura, plataforma, aplicações, armazenamento e backup as a service, tudo pronto para usar no conceito de TI como serviço. Esse modelo facilitaria tanto a gestão de sua infraestrutura interna quanto a oferta de soluções fáceis de gerir aos seus clientes finais.

 

A solução

Depois de adotar ferramentas como VMware vSphere e vCenter, além do serviço de colocation, a Intech continuou a busca pelo aperfeiçoamento tecnológico de seus serviços. Para isso, precisava se estruturar ainda mais. O modelo de computação em nuvem, então, mostrou-se adequado para que a empresa agregasse infraestrutura para entrega de soluções completas aos clientes.

 

“Tudo teve início com a nossa parceria com a Primehost, que nos sugeriu todos os recursos do VMware vCloud. Hoje temos total domínio de nossos servidores e configuramos a rede para produzir qualquer carga de trabalho imediatamente”, descreve Moraes. A Primehost foi pioneira no país na oferta do VMware vCloud como um serviço para o cliente final.

 

Impacto nos negócios

A Intech mantém 13 servidores configurados no vCloud e não necessita mais de máquinas físicas no colocation. Tudo é virtual. “Otimizamos recursos com isso”, diz Moraes. O executivo comenta que o planejamento de recursos para compor a rede teve um ganho substancial de tempo e orçamento reduzido, pois não precisa mais prever com muita antecedência a compra de hardware e software. Também não é necessária a aquisição de mais poder de processamento e armazenamento antes da real carência porque não há riscos. A gestão ficou muito mais simples e produtiva. Com isso, a Intech pode oferecer serviços mais complexos e avançou em relação à concorrência.

 

Olhando para o futuro

Renato Moraes considera que adotar cloud computing híbrida foi um passo em direção às tendências mais avançadas. O plano da Intech é manter-se entre as companhias que mais investem em produtividade baseada e tecnologia de ponta.

 

Cada vez mais, as informações ganham mais valor para as organizações. Como a Intech tem como principal atividade a estruturação e a recuperação de um volume substancial de informações dos clientes, desenha sua nuvem com a replicação de ambientes de data center para ter em seu portfólio a alternativa do Disaster Recovery.

Share This Post

Post Comment