Utilizando um inovador sistema de robótica para implante de prótese de joelho, o Rosa Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet - empresa multinacional americana e líder global em saúde musculoesquelética, será possível trazer mais precisão nas cirurgias de substituição total do joelho por próteses ortopédicas. A cirurgia utilizando o robô em modo colaborativo aconteceu na última quarta-feira, 13, em um conceituado hospital, na cidade de São Paulo.

Com tecnologia e uso recentemente aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), O ROSA Knee é composto por uma plataforma robótica, com ferramentas de planejamento pré-operatório 3D e dados intra-operatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e análise de amplitude de movimento.

O ROSA Knee foi projetado para ajudar os cirurgiões a otimizarem a precisão e a eficiência do planejamento e execução de uma cirurgia de substituição total do joelho. Estudos recentes nos Estados Unidos mostram que um em cada quatro pacientes não está completamente satisfeito com seu novo joelho. O ROSA Knee auxilia o cirurgião no posicionamento adequado do implante com a anatomia específica do paciente em mente.

"Estamos entusiasmados com a operação do ROSA Knee no Brasil, pois ele reúne a tecnologia robótica da Zimmer Biomet com nossos implantes de joelho, líderes do setor, para ajudar os cirurgiões a personalizar procedimentos cirúrgicos para seus pacientes. A Zimmer Biomet tem o compromisso de liderar a indústria ao trazer soluções diferenciadas e holísticas para o mercado, que atendam às necessidades de nossos clientes e pacientes", declara Eduardo Uribe, vice-presidente e gerente geral da empresa na América Latina.

Com o ROSA Knee System em operação, a Zimmer Biomet espera cumprir sua missão com os pacientes do Brasil. Seus produtos e soluções, junto à equipe médica, têm por objetivo ajudar as pessoas a viverem melhor, recuperando sua mobilidade e qualidade de vida. "O ROSA Knee garante a precisão dos procedimentos, o que, em parceria com instituições médicas reconhecidas por sua competência e qualificação, permitirá que as cirurgias sejam um sucesso. Estamos ansiosos para comprovar esses resultados" conclui Thais Martins, gerente de produto da Zimmer Biomet Brasil.