SPED completa cinco anos no Brasil

No Brasil, segundo estimativa dos consultores da Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças, em 2012 o sistema público de escrituração digital completou neste domingo (22) cinco anos e avançará como um sistema de controle da escrituração contábil e fiscal e provocará a consolidação do mercado de software, fornecedor de Sistemas de Gestão Fiscal. 

Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro, acredita que o mercado somente permitirá a existência de soluções criativas para a combinação “demanda versus atendimento” do SPED, uma vez que ainda é possível notar nas empresas várias dificuldades para que sejam cumpridas todas as exigências da escrituração digital. “Ao mesmo tempo em que buscam correr para atender ao que pede o Fisco, as empresas lutam para adequar seus processos à nova realidade. O mesmo acontece com os fornecedores de sistemas e serviços, que são pressionados a entregar 'mais por menos', ou seja, devem criar sistemas cada vez mais eficientes, avançados e atualizados, mas, ao mesmo tempo, sofrem com a pressão do mercado por preços menores em seus produtos e serviços. É é por isso que afirmamos que o mercado passará por uma consolidação, se não por completo, bem avançada”, projeta Vieira.

O diretor da Sispro também destaca outros aspectos relevantes para estes cinco anos do SPED.  Segundo ele, o início do programa público de escrituração digital pegou muitas empresas – usuários e fornecedores – despreparadas para atender à nova realidade. “Somente as maiores empresas puderam passar pelas dificuldades com maior tranquilidade porque já estavam informatizadas e muito bem atendidas por aplicações de softwares especialistas de ponta. Do lado dos fornecedores, somente os desenvolvedores de sistemas com foco na gestão fiscal, como é o caso da Sispro, é que conseguiram apresentar as atualizações e adequações compatíveis com o novo mercado. A NF-e, que deu início a este processo de escrituração digital, e que teve sua adoção iniciada em 2005, abriu uma estrada enorme para o surgimento de pequenas empresas de software para atender ao mercado, que precisou urgentemente emitir notas fiscais eletrônicas, mas não recebia suporte imediato de seus fornecedores naquele momento”.

Para 2012, segundo Vieira, a Sispro espera aumentar o número de clientes com base na oferta de Outsourcing de SPED, um modelo que consiste na entrega de consultoria, serviços e do Sispro SPED, criado especialmente para tratar as informações contábeis e fiscais exigidas pelo Sistema Público de Escrituração Digital sem a necessidade de instalação do sistema na infraestrutura de TI de seus clientes. A oferta também tem a opção do Sispro SPED Remoto, que funciona na modalidade ASP (Application Service Provider) e permite que os dados para a geração das obrigações da escrituração digital sejam acessados de outros locais.

“Sentimos que a nossa oferta já está consolidada porque ela oferece a alternativa adequada para as empresas não disporem de grandes investimentos neste processo do SPED. Como o Sispro SPED pode ser integrado aos demais sistemas de gestão ERP, veem uma grande oportunidade de negócios se apresentando para a nossa empresa em 2012, que também irá completar 40 anos de existência e experiência na entrega de serviços e tecnologia para administração e finanças”, conta o executivo.

Share This Post

Post Comment