Com uso de Inteligência Artificial, Sistema de Intimações da AASP fecha 2023 com mais de 5 milhões de recomendações de conteúdo relacionado

Com uso de Inteligência Artificial, Sistema de Intimações da AASP fecha 2023 com mais de 5 milhões de recomendações de conteúdo relacionado

Considerado um dos projetos mais relevantes realizados pela AASP – Associação dos Advogados em 2023, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) vinculada ao seu tradicional Sistema de Intimações encerrou o ano com mais de 5 milhões de recomendações de conteúdo relacionado, (jurisprudência, doutrina e cursos).

Um levantamento feito pela entidade mostra que, até o dia 5 de dezembro, 90% dos associados já receberam recomendações, fator que reflete o impacto significativo deste recurso na rotina da advocacia de todo país.

“A inovação segue pautando nossas ações e projetos para que possamos colaborar com os novos rumos da advocacia. Essa aposta que fizemos na utilização da Inteligência Artificial para apoiar o exercício da profissão é um exemplo do nosso comprometimento com o futuro”, explica André Almeida Garcia, presidente da AASP.

A iniciativa passou a funcionar no Sistema de Intimações em 24 de agosto, durante o 14º Encontro Anual da AASP, sendo recebida com entusiasmo pelos profissionais na área. O trabalho de leitura e envio das intimações é informatizado e distribuído no formato digital para cerca de 75 mil pessoas associadas à AASP, com atuação em todos os Estados do Brasil. Atualmente, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários oficiais.

“O sistema incorpora a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada, há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas. Além disso, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo”, explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário. Com aprendizado inteligente, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto.

Para a AASP, esse é um ponto alto da inovação e desenvolvimentos realizados pela Associação: a força do associativismo, que é capaz reunir percepções, expectativas e sugestões de aprimoramento de mais de 75 mil advogados e advogadas de todos os Estados do Brasil, transformando em novidades e soluções que potencializam e facilitam cada dia mais o exercício da profissão.

Share This Post

Post Comment