Como sua empresa usa o SharePoint?

* Eric Afonso Secco Marcos
Seguindo uma tendência de busca por ferramentas que permitam uma maior colaboração e acesso à informação dentro do mundo empresarial, a utilização do Microsoft SharePoint vem aumentando consistentemente em todo o mundo. No Brasil, inclusive. É realmente uma excelente ferramenta para aqueles que conseguem utilizar todo seu potencial e não apenas como um repositório de conteúdo.
O problema é que grande parte das organizações utiliza o SharePoint apenas como uma ferramenta de criação de sites e intranets ou, pior, apenas como um repositório de conteúdo. Essas são duas possibilidades interessantes do SharePoint, porém ele de forma alguma está restrito a isso.
Essa subutilização do SharePoint gera um baixo ROI para o cliente, pois ele não vê realmente tanto valor na solução que adquiriu. Ou porque não a conhece profundamente para explorar seu potencial. Assim, não consegue atingir a produtividade e colaboração que o SharePoint pode oferecer e que, em última análise, é o que procura.
A melhor maneira de atingir esse potencial é ter o SharePoint integrado aos outros sistemas da empresa. No SharePoint, é possível facilmente designar quais pessoas ou áreas terão acesso a determinadas informações, quais delas terão papel ativo e em quais processos de negócios. Com isso em mente e com uma integração bem feita, é possível disponibilizar informações do ERP e de outros sistemas, tais como CRM, ECM etc – on premise ou na nuvem - para colaboradores que não são usuários destas aplicações. Apenas com as informações relevantes para sua função.
Estamos falando, por exemplo, de informações provenientes do ERP (SAP, Oracle etc), do CRM (SalesForce.com, Dynamics CRM etc), de sistemas de análise de crédito, sistemas financeiros integradas ao SharePoint, permitindo um trabalho muito mais eficiente dos analistas e vendedores.
Utilizar todo potencial do SharePoint significa ter a capacidade de criar painéis de controle com dados em tempo real, informar-se sobre estoques e entregas e expor informações do sistema legado CRM para as equipes móveis (como vendas e manutenção). Tudo centralizado no SharePoint.
Outra possibilidade é que o SharePoint integrado a outras soluções pode ser uma excelente base para gerenciar e tornar processos corporativos muito mais eficientes. Muitas informações do dia-a-dia de diversos departamentos precisam passar de um time para outro, de um sistema para outro e para ser eficiente, é necessário centralizar em uma plataforma de colaboração com informações atualizadas em tempo real.
Utilizando o SharePoint integrado aos outros diversos sistemas da empresa é possível atingir altos níveis de colaboração, tomar decisões de forma mais inteligente e tornar os processos mais eficientes, que eram os resultados desejados inicialmente.
Aliás, como sua empresa está usando o SharePoint hoje?
(*) Gerente de Negócios e Canais da Magic Software Brasil, provedora de plataformas de desenvolvimento e integração de  aplicações para os negócios

Share This Post

Post Comment