Venda de computadores cai em 2022 enquanto setor de locação de equipamentos de TI segue como tendência para 2023

Venda de computadores cai em 2022 enquanto setor de locação de equipamentos de TI segue como tendência para 2023

O ano de 2022 encerrou com uma forte queda no número de vendas de computadores. De acordo com o estudo divulgado pelas consultorias Canalys e Gartner, o declínio do período foi de 16% e é o maior desde 2011. Enquanto isso, outro setor ganha cada vez mais destaque, o de outsourcing de infraestrutura de TI. A Arklok, um dos maiores players do segmento no Brasil, registrou um aumento de 62% na locação de notebooks e computadores nos últimos cinco anos.

“Durante o período, crescemos em média 57% e entramos em 2023 com um backlog de R$ 1 bilhão de contratos fechados. São 900 clientes corporativos e mais de 200 mil itens alocados. Quando filtramos os equipamentos mais procurados, os notebooks e computadores com certeza são o destaque’’, compartilha Andrea Rivetti, CEO da Arklok.

Além da valorização do setor de outsourcing de TI que deve alcançar a o montante de US$ 425,19 bilhões até 2026, o estudo divulgado pela Statista indica que 64% das empresas já terceirizam toda a sua estrutura de tecnologia.

‘’Costumamos dizer que locar é melhor que comprar e é exatamente isso o que os números e o mercado demonstram. Nossa expectativa é que a terceirização desses serviços que oferecemos com excelência conquistem ainda mais espaço no mercado empresarial nos próximos anos, considerando também os pequenos e médios empresários’’, explica Andrea.

Entre as vantagens dessa modalidade de serviço destaca-se a expertise garantida pelo suporte oferecido pelo outsourcing, pois além da disponibilização dos equipamentos, garante também a disposição de uma equipe altamente capacitada que oferece as melhores soluções para demandas e suportes específicos. O serviço oferece também a flexibilidade de adaptação do parque tecnológico ao volume de negócios, sendo mais ágil nas demandas do mercado e com um investimento bem menor.

‘’Nos últimos três anos vimos mudanças significativas no mercado. Hábitos de consumo mudaram e novos produtos e soluções emergiram. Com certeza o outsourcing de infraestrutura de TI é um grande aliado de pequenas e grandes companhias que enfrentam os desafios de empreender em meio aos altos preços dos itens de tecnologia’’, finaliza Andrea Rivetti.

Share This Post

Post Comment