Entenda como personalização e previsibilidade por meio da IA pode impulsionar vendas

Entenda como personalização e previsibilidade por meio da IA pode impulsionar vendas

Automação com IA para controle do estoque, acompanhamento de pedidos, promoções customizadas e atendimento de qualidade traz resultados positivos ao longo da jornada

A inteligência artificial apresenta ferramentas e soluções capazes de auxiliar varejistas e lojistas a contornarem desafios como a necessidade de controle rigoroso do estoque, acompanhamento organizado de pedidos, ativação de promoções e ofertas personalizadas e, principalmente, a missão de proporcionar ao cliente uma experiência agradável, satisfatória e de qualidade. 

Durante a jornada de compras no mercado de varejo, a interação da IA tem o papel de aliar estratégias para otimizar processos, impulsionar resultados e viabilizar ajustes no plano de ações, seguindo as normas do setor. O principal obstáculo é driblar a concorrência e aplicar ajustes consideráveis como precificação, gerenciamento, controle de qualidade, padronização no atendimento e um pós-vendas atento. 

Uma pesquisa da Aprix revelou que 63,6% das empresas baseiam seus preços nos da concorrência. Junto com esse parâmetro, utilizar uma técnica inteligente de mercado pode aumentar as margens de negócios da empresa sem fazê-la perder competitividade. Neste cenário, soluções de automação têm sido fundamentais para ajudar lojistas a destacar suas operações com decisões assertivas e confiáveis aliadas à IA. 

Com o uso de ferramentas automatizadas, é possível integrar plataformas e potencializar as vendas sem fricções durante a jornada. A Jitterbit, empresa global de software com soluções low-code de IA, traz o App Builder. A ferramenta democratiza o desenvolvimento de aplicativos corporativos, para não apenas atrair clientes com ofertas personalizadas, mas evitar o abandono de carrinho, realizar o gerenciamento e garantir a finalização da compra. 

Um e-commerce tem em média uma taxa de conversão de 1,33%, um número baixo devido a fatores como usabilidade ruim, lentidão, longo checkout, fricção no processo e antifraude restritivo. Pensando nisso, a possibilidade de utilizar plataformas que permitem a criação de aplicativos, mesmo sem domínio da automação, apresenta importantes possibilidades para identificar quais são os produtos mais desejados, qual é a disponibilidade no estoque, desenvolver promoções personalizadas e acompanhar as vendas. 

A capacidade que a IA proporciona aos processos para distinção de ruídos e erros permite a construção de análises preditivas com precisão e assertividade, resultando na minimização de falhas e surgimento de oportunidades para possíveis ajustes e alterações. Com isso, o monitoramento de pedidos e entregas deve ser bem observado a fim de gerenciar a alta demanda e garantir que cada pedido seja processado sem gargalos operacionais. O controle evita surpresas desagradáveis, identifica rapidamente o status de aprovação dos pedidos e quando o produto não foi integrado ao ERP. 

A visão 360º das vendas de um negócio é uma maneira de alcançar grandes resultados, uma vez que ela reúne todas as informações em uma única tela, proporcionando ao SAC dados completos do perfil com pedidos realizados em plataformas de e-commerce, reclamações do Reclame Aqui, tickets abertos no suporte, dados de fidelidade do CRM e informações de entrega dos ERPs. “A integração da IA oferece autonomia para criar promoções customizadas com botões call-to-action e no decorrer do atendimento, ofertas especiais chegam aos clientes de forma eficiente para melhorar a experiência”, explica Lucas Felisberto, VP LatAm de vendas & CS da Jitterbit. 

Imagem: Divulgação.

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