Nova unidade de Outsourcing em Gestão de Dados de Negócios

A MD2, especialista em inteligência analítica e líder nacional em projetos de MDM (Master Data Management), está inaugurando uma unidade de outsourcing especialmente aparelhada para a oferta de recursos profissionais, cobrindo todo o ciclo de gerenciamento da informação. 

O objetivo é ajudar os clientes a extrair o máximo valor de seus ativos de TI sem o dispendioso ônus de formação, fidelização e evolução contínua de profissionais especializados. A nova unidade irá garantir a oferta de quadros com certificação técnica e vinculados à MD2 através de programas de carreira, submetendo-os, porém, a auditoria permanente quanto a resultados e metas.

Na avaliação da MD2, o gerenciamento de especialistas em TI representa um dos gargalos para grande parte dos negócios que dependem de rapidez e abrangência no tratamento das informações estratégicas. "Esta dificuldade vem se ampliando, a olhos vistos, à medida que avança o modelo de big data, no qual a informação de negócio vai além dos dados convencionais e envolve a articulação de enormes massas de dados não estruturados", assinala Guerra.

Pelos cálculos recentes do Gartner, o ambiente de big data irá gerar, mundialmente, forte demanda reprimida de profissionais de TI com atualização para este modelo, gerando a abertura de cerca de 4 milhões de vagas para especialistas na área até
2015.

Embora não haja estatística local, a estimativa da MD2 é de que no Brasil já existe uma acentuada carência de técnicos para funções como as de administrador e analista de dados (DBAs e ADs), analistas de redes sociais, desenvolvedores Java e analistas de produção em desenvolvimento de software.

Superando o modelo "body Shop"

Ainda segundo Guerra a nova unidade de Outsourcing tem o desafio de diferenciar sua oferta do tradicional modelo "body-shop", que vem sendo paulatinamente desgastado. No típico body-shop, os técnicos terceirizados têm vínculos de identidade muito frágeis com o empregador, mas também não se sentem engajados nos objetivos de negócio da empresa em que ficam alocados. "Queremos que os nossos quadros estejam motivados com a clara percepção de serem prestadores de serviços externos, mas vestindo a nossa camisa, e totalmente em sintonia com o nosso próprio crescimento", continua Guerra.

Com 13 anos de experiência em integração de dados, e pioneira em tecnologias como MDM e Forecasting, a MD2 já dispõe de um completo laboratório de inteligência analítica, no qual desenvolve projetos e protótipos de soluções de 'master data'. Com apoio desta estrutura, a empresa vem oferecendo formação e atualização técnica para profissionais nas áreas mais críticas de TI.  Uma parte desses profissionais constitui os primeiros núcleos da nova unidade de outsourcing.

À frente da MD2 Outsourcing está a consultora Raquel de Oliveira, que é pós-graduada em gestão de pessoas com mais de 13 anos de experiência na área de TI.  "Em troca da garantia de benefícios como educação continuada e evolução profissional permanente, nossos recursos alocados terão de responder com relatórios efetivamente relevantes, mostrando a efetividade de sua atuação para o negócio fim dos clientes e para o nosso próprio negócio", afirma Raquel.

Share This Post

Post Comment