A TOTVS, empresa de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial, serviços e tecnologia, anunciou a compra de 100% do capital social da W&D Participações S.A., detentora da PC Sistemas.
Desenvolvedora de soluções de gestão empresarial para os segmentos de Distribuição, Atacado e Varejo, a empresa faturou, em 2012, R$ 52 milhões e tem mais de 1.500 clientes em todo o Brasil, o que representa 34% dos maiores distribuidores e atacadistas do país, segundo o ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). O valor da transação poderá alcançar R$ 95 milhões.
A união entre a TOTVS e a PC Sistemas traz oportunidades de sinergias por meio da expansão do portfólio vertical de produtos, agregando à TOTVS soluções que integram tanto o mercado de distribuidores e atacados quanto o de varejo. A aquisição fortalecerá, ainda mais, o posicionamento da TOTVS para pequenas, médias e grandes empresas nestes segmentos de grande dinamismo e crescimento acima da média na economia brasileira. Além disso, permitirá à fornecedora de software oferecer soluções capazes de integrar toda a cadeia de processos essenciais aos distribuidores, atacadistas e varejistas.
“Com esse movimento, a TOTVS reforça sua estratégia de segmentação, trazendo para o grupo mais uma empresa com conhecimento e produtos específicos. Por isso, estamos investindo na experiência de 26 anos no mercado de software e na equipe de 500 colaboradores da PC Sistemas”, diz Alexandre Dinkelmann, vice-presidente Executivo de Estratégia e Finanças da TOTVS.
O investimento da TOTVS na aquisição da PC Sistemas contemplará pagamentos fixos e variáveis vinculados a indicadores financeiros, como o alcance de metas de receita líquida e margem EBITDA para o ano de 2013.
Nova composição do conselho de administração e de vice-presidências
Com o objetivo de atender às melhores práticas de governança corporativa dispostas no regulamento do Novo Mercado e priorizando a melhor contribuição pessoal para a operação e crescimento da companhia, Laércio Cosentino optou por continuar como CEO, não acumulando a presidência do Conselho de Administração da Companhia, que passa a ser ocupada pelo membro independente do Conselho de Administração, Pedro Luiz Barreiros Passos. A vice-presidência do Conselho de Administração fica a cargo de Germán Pasquale Quiroga Villardo, também membro independente do Conselho de Administração. Com esta decisão, a presidência do Conselho de Administração da Companhia torna-se formalmente independente em relação aos executivos da Companhia.
Em linha com a melhor contribuição pessoal para a operação e crescimento da companhia, Laércio Cosentino continua à frente das operações da Companhia como Diretor Presidente mantendo-se como membro do Conselho de Administração.
Marília Rocca deixa o Conselho de Administração da TOTVS, assumindo o cargo de Vice-Presidente de Negócios da Companhia. Com essa mudança, a ex-conselheira independente trará sua visão empreendedora e inovadora aos negócios estratégicos da Companhia. A Administração indicará Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana para o seu lugar no Conselho de Administração como membro independente, por conta da sua vasta experiência em governança corporativa e mercado de capitais.
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários de 2007 a 2012, tendo desempenhado a função de diretora na mesma instituição de 2006 a 2007. De 1994 a 2006, desempenhou as funções de Superintendente de Relações com Empresas e Gerente de Projetos Especiais na Bolsa de Valores de São Paulo, além de ter presidido o Comitê Executivo da International Organization of Securities Comissions – IOSCO. Hoje, a candidata é presidente do Comitê de Governança Corporativa da Companhia Brasileira de Distribuição.
Ainda em 24 de janeiro de 2013, o Conselho de Administração elegeu os executivos que estarão à frente de posições estratégicas da TOTVS e estarão responsáveis pelas metas estratégicas de médio e longo prazo da Companhia. Esta nova disposição de cargos e responsabilidades dos diretores foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária em 03 de Janeiro de 2013.
A seguir estão descritas as principais posições estratégicas e seus representantes, que tomarão posse em 01 de Fevereiro de 2013:
Vice-Presidência de Sistemas e Segmentos, que será ocupada por Gilsinei Hansen, Diretor de Negócios da Companhia e responsável pela gestão de segmentos. Essa vice-presidência será responsável por todos os segmentos de atuação estratégicos da Companhia, estabelecendo a ligação entre o desenvolvimento dos sistemas e o cliente, contribuindo com sugestões de melhorias no desenvolvimento dos softwares da empresa, bem como fomentando a estratégia de desenvolvimento de sistemas e serviços;
Vice-Presidência de Relações Humanas e Infraestrutura Organizacional, que será ocupada por Alexandre Mafra Guimarães, ex-diretor financeiro e de serviços compartilhados da Companhia e membro do Comitê de Remuneração. Essa vice-presidência se responsabilizará pelo gerenciamento de todos os assuntos relacionados aos recursos humanos da Companhia (clima, treinamentos, remuneração, benefícios, etc.), além de responder pelo Centro de Serviços Compartilhados e pelo suporte interno de tecnologia da informação da TOTVS;
Vice-Presidência de Clientes e Serviços Remotos, que será ocupada por Wilson de Godoy Soares Junior, ex-Vice-Presidente de Gestão de Desenvolvimento. Essa vice-presidência ficará responsável pelos serviços de suporte e atendimento prestados pela Companhia aos seus clientes, cloud computing e gerenciamento de processos de qualidade de desenvolvimento de software. A Vice-Presidência de Gestão de Desenvolvimento foi extinta;
Vice-Presidência de Negócios, que será ocupada por Marília Artimonte Rocca, ex-conselhereira independente da Companhia. Estarão sob a responsabilidade dessa vice-presidência os negócios estratégicos da Companhia para complemento das soluções tradicionais de sistemas de gestão da Companhia, como, por exemplo, as soluções de social ECM, rede social corporativa, mall e marketplace do by You.
As novas vice-presidências se juntam à Vice-Presidência Executiva e Financeira, ocupada por Alexandre Dinkelmann, à Vice-Presidência de Atendimento e Relacionamento, ocupada por Rodrigo de Queiroz Caserta, e à Vice-Presidência de Tecnologia, ocupada por Weber George Canova.