Parceria entre empresas brasileira e canadense quer ampliar uso da TI na educação no país

A Teltec Solutions, integradora de TI com sede em Florianópolis (SC), firmou parceria com a Digital Opportunity Trust (DOT), uma organização social de Ottawa, Canadá, que tem como um dos seus objetivos principais o desenvolvimento da aprendizagem educacional, através da utilização eficaz da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para instituições de ensino notadamente de países em desenvolvimento. Criada em 2002, a DOT vem operando com sucesso em programas na África, Oriente Médio, Américas e Ásia.educacao-quebra-cabeca

Para a Teltec, que tem hoje mais de 60% do seu faturamento ligado a clientes da área da educação, a parceria vem complementar as soluções fornecidas atualmente. “Hoje fornecemos para dezenas de institutos e universidades soluções de infraestrutura de conectividade e colaboração com alto desempenho, mobilidade e segurança. Ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento de didáticas orientadas para a pesquisa, com construção conjunta do conhecimento por parte do professor e aluno", explica Glauco Brites Ramos, diretor responsável pela área educacional da Teltec. A parceria com a DOT permite à Teltec ajudar professores e administradores das instituições de ensino na implementação e uso

inovador da tecnologia da informação e comunicação (TIC) para proporcionar, segundo Ramos, oportunidades educacionais excepcionais e melhores resultados no processo de aprendizagem.

Além de ofertar a estrutura tecnológica, a Teltec passa a atuar com o professor, em aspectos de ensino e aprendizagem. “O programa oferecido pela DOT não é um programa fechado.

Temos a possibilidade de customizá-lo de acordo com a necessidade de cada instituição”, comenta Glauco. Segundo ele, a Teltec tem como grande objetivo auxiliar o ensino brasileiro, defasado 100 anos no setor em termos de qualidade, de acordo com especialistas e indicadores. “Entendemos que essa recuperação só será viabilizada em curto prazo pelo uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, principalmente quanto às técnicas cognitivas e pedagógicas, aproveitando o uso já incorporado pelos jovens de tablets, smartphones, ferramentas de busca, redes sociais, internet de alta velocidade, entre outros”.

Porém, é essencial que as escolas possuam facilitadores treinados para repassar metodologias pedagógicas de ensino 3.0, como é chamado o ensino colaborativo, com o auxílio da tecnologia. “Além de precisarmos de uma ótima infraestrutura, uma internet de alta velocidade e uma rede de grande performance, é imprescindível, também, que se tenha professores alinhados com esta metodologia”, salienta Glauco.

No Brasil, o Senai/SC já utiliza os programas DOT com a infraestrutura de dados implantada pela Teltec Solutions. Os programas da DOT já atingiram mais de 800 mil pessoas em todo o mundo, auxiliando a transformar a educação do planeta.

Share This Post

Post Comment