2021: 5 tendências que vão ditar o sucesso dos apps no Brasil

2021: 5 tendências que vão ditar o sucesso dos apps no Brasil
A COVID-19 mudou completamente em 2020 as regras das campanhas de aquisição de usuários para desenvolvedores de aplicativos. A pandemia trouxe um aumento de categorias específicas de aplicativos, impulsionando aumentos massivos no uso de dispositivos móveis e no volume de instalações. Os profissionais de marketing de aplicativos tiveram que se reinventar rapidamente, otimizando seu mix de marketing e respondendo à volatilidade com poucos guias disponíveis para eles. A volatilidade não irá embora em 2021, e os profissionais de marketing de aplicativos não podem continuar de onde pararam no primeiro trimestre deste ano. Conforme avançam para 2021, vemos cinco tendências que precisam ser levadas em consideração para garantir o sucesso de suas campanhas de aquisição de usuários:

1: Explosão de Aplicativos

A descoberta de novos aplicativos explodirá em 2021 impulsionada por uma tempestade perfeita de demanda reprimida por dispositivos 5G. Os novos proprietário dos telefones estarão abertos e propensos a experimentá-los com novos aplicativos.

Depois de muito entusiasmo que foi seguido por atrasos, as vendas de dispositivos 5G realmente vão decolar em 2021, com alguns analistas prevendo que até 100 milhões de unidades serão vendidas em todo o mundo. Muitas pessoas adiam a compra de novos dispositivos este ano e estão prontas para atualizar para os dispositivos mais novos e mais legais.

Como os novos dispositivos afetam a descoberta de aplicativos? A pesquisa mostra que usuários mobile estão ansiosos para instalar novos aplicativos, um fenômeno que chamamos de "avalanche de aplicativos". Nos primeiros três meses da compra do dispositivo, os consumidores instalam cerca de 10 aplicativos - 3 vezes mais do que aqueles que já têm seus telefones há um ano ou mais. Além disso, com a velocidade mais rápida do 5G e suporte para imagens e vídeos de alta resolução, os consumidores estarão em busca de novos aplicativos que lhes permitam tirar proveito dessas melhorias.

2: Grande demanda permanece sob demanda

O doce sabor do jantar e das compras - facilmente encomendados e entregues diretamente na porta de casa - será difícil sair da rotina dos brasileiros. Os aplicativos sob demanda dispararam devido a COVID-19, uma época em que compras à distância social, pagamento sem contato e pedidos sem atrito eram, bem, o que os médicos pediam. Os bloqueios forçaram os consumidores a formar novos hábitos de compra, e esses comportamentos não mudarão quando a COVID for embora. Afinal, se os consumidores podem pedir tudo o que precisam de um aplicativo, por que lidar com todo o atrito de entrar em um carro, combater o trânsito e esperar para pagar no caixa? Aplicativos sob demanda - alimentos, produtos farmacêuticos, restaurantes - continuarão a ter grande uso por muito tempo após o retorno dos shows presenciais e aos finais de semana

3: Tempo livre e mais aquisição orgânica

A descoberta e o uso de aplicativos aumentaram durante o isolamento social, mas não devemos atribuir esse comportamento a COVID-19. As pessoas já estavam pegando seus telefones sempre que tinham um minuto de folga. A pandemia simplesmente acelerou

As instalações de aplicativos pagos e orgânicos definitivamente aumentaram durante a pandemia; consumidores em todo o mundo instalaram cerca de 4 bilhões de aplicativos no primeiro semestre de 2020. Sem dúvida, eles estavam ocupando todo o tempo livre que ganhavam por não se deslocar para o trabalho ou escola ou participar de atividades pessoais. As instalações orgânicas e pagas aumentaram 21% e 15%, respectivamente, provando que quando as pessoas têm mais tempo livre, a melhor maneira de preenchê-lo são os aplicativos em seus dispositivos.

Mas sejamos claros, este não é o resultado da COVID19. É uma continuação de um comportamento que observamos nos últimos três anos - na maioria das vezes, as pessoas pegam seus telefones sem nenhum aplicativo específico em mente. Por quê? Eles estão procurando uma distração momentânea. Para ter certeza, a pandemia aumentou a quantidade de tempo livre que os consumidores passaram a ter, ela não deu origem a um comportamento "appnóstico", o que, vale a pena notar, tem um efeito profundo nas oportunidades de aquisição de usuário. No futuro, os profissionais de marketing de aplicativos precisarão aprimorar sua capacidade de alcançar e envolver os usuários nesses momentos difíceis.

4: O que estava inclinado a diminuir, continuará diminuindo

Embora o número de instalações de aplicativos possa aumentar, o número de pessoas que se preocupam em instalar novos aplicativos continuará a diminuir, tornando mais difícil para os profissionais de marketing escalar suas bases. Esta é uma tendência que a comScore descobriu e vem seguindo há vários anos. Em 2017, a empresa de pesquisa relatou que 51% dos proprietários de smartphones disseram que não instalaram aplicativos. Dois anos depois, 67% dos entrevistados disseram a mesma coisa.

Embora os hábitos de consumo durante a pandemia tenha sido positiva para os profissionais de marketing de aplicativos, chegará o tempo em que ela acabará e os profissionais de marketing precisarão encontrar outras maneiras de ganhar usuários. Sem dúvida, eles concentrarão suas campanhas de UA mais perto da origem do maior número de instalações de aplicativos: novas propriedades de dispositivos.

5: Liberdade de Fricção

O ano passado mudou as expectativas do consumidor em relação a seus telefones, que agora eles veem como dispositivos cada vez maiores para conveniência, entretenimento e utilidade. As campanhas de aquisição que não se enquadram em suas expectativas de experiências livres de fricção fracassarão. Em 2021, os comerciantes de aplicativos inteligentes podem construir a nova visão do consumidor de seus telefones, incorporando coisas como anúncios jogáveis ​​e anúncios instantâneos em suas campanhas de aquisição de usuários (que terão melhor desempenho em dispositivos 5G). Essas táticas permitem que os usuários testem um aplicativo ou explorem uma marca sem interromper suas experiências atuais e, em última análise, podem torná-los mais abertos para se envolver com anúncios, sabendo que isso não gerará muitos atritos em suas vidas.

 

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