Artigo: Juntos, para a Nuvem Aberta Híbrida

Por Bryan Che

 

O Futuro Heterogêneo, Híbrido

Estamos muito animados em se juntar à Cisco hoje no lançamento de seu Cisco InterCloud. Na Red Hat, partilhamos a mesma crença que a Cisco, de que o mundo está evoluindo para um modelo de nuvem heterogêneo, híbrido. Assim como as empresas têm sempre contado com serviços e capacidades de uma variedade de fornecedores e prestadores, elas terão de continuar a fazê-lo enquanto se movem em direção à nuvem. nuvem

Portanto, é fundamental que as arquiteturas de nuvem das empresas da próxima geração possam incorporar uma diversidade de tecnologias sem lock-in e com plena interoperabilidade e portabilidade. Caso contrário, todos os benefícios de eficiência prometidos – eficiência aumentada, agilidade, e produtividade - fiquem sobrecarregados pelo fardo pesado de gerenciar a expansão da nuvem e da complexidade através de muitos silos diferentes de nuvens incompatíveis E, além disso, essas arquiteturas em nuvem não devem apenas apoiar uma diversidade de tecnologias, mas fazê-las de uma forma que leva o desenvolvedor fundamental e valor da aplicação que as empresas podem perceber.

 

Construindo a Nuvem Híbrida Aberta

Estamos satisfeitos porque a Cisco também compartilha nossa visão de que uma nuvem híbrida aberta é a melhor abordagem para lidar com ambientes heterogêneos. De fato, a Cisco cita como principais propriedades de sua abordagem de nuvem híbrida InterCloud:

 

* Não há Lock-In pelo Fornecedor

* Qualquer Hipervisor para Qualquer Fornecedor

* Infraestrutura Heterogênea

* Segurança Fim-a-Fim

* Gerenciamento de Carga de Trabalho Unificada e Governança

* Mobilidade de Carga de Trabalho Através das Nuvens

 

Estas são muitas das mesmas propriedades que a Red Hat está focada em fornecer aos seus clientes também. Por exemplo, a Red Hat oferece um portfólio de software rico para ajudar as empresas a construir uma nuvem completa, a partir do Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform e do Red Hat Storage no nível da Infraestrutura-como-Serviço para o Red Hat JBoss Middleware e o OpenShift na camada da Plataforma-como-Serviço, para o Red Hat CloudForms para gerenciamento de nuvem.

 

Não só o Red Hat fornece uma pilha de software abrangente para as empresas para construir e gerenciar suas nuvens, mas também apoiar a interoperabilidade e portabilidade com outros provedores. Por exemplo, o Red Hat CloudForms gerencia não apenas o nosso próprio Red Hat Enterprise Linux OpenStack  Plataform, mas uma variedade de outros prestadores de serviços, da VMware até a Amazon, todos com um único painel de vidro. Nós certificamos as cargas de trabalho dos clientes do Red Hat Enterprise Linux não só em nosso hipervisor KVM, mas em todo ESX, Hyper-V e uma diversidade de nuvens públicas. E, nós até mesmo suportamos a portabilidade de dados através de nuvens híbridas com o nosso produto de armazenamento definido por software, o Red Hat Storage, por meio de recursos como um namespace global e replicação multi-geográfica eficiente. Tudo isso combina em conjunto para que as empresas possam construir uma nuvem fortalecida pelo OpenStack completa de recursos e também integrar isso com uma variedade de outros provedores através de uma variedade de sistemas físicos, virtuais e de nuvem com a interoperabilidade e sem lock-in.

 

Capacitar Desenvolvedores Na Nuvem Híbrida Aberta

Um exemplo de como a Red Hat e a Cisco estão colaborando juntas para fornecer uma nuvem híbrida aberta está na área de PaaS (Plataforma-como-Serviço). Na Red Hat, nós fornecemos o OpenShift, uma PaaS premiada, repleta de recursos que permite que os desenvolvedores criem novas aplicações em um ambiente rico e altamente produtivo.

 

Porque o OpenShift baseia-se no padrão do Red Hat Enterprise Linux e no Red Hat JBoss Middleware, ele fornece uma plataforma aberta de desenvolvimento, com total suporte para uma variedade de linguagens e frameworks, de Python ao Ruby ao PHP ao Java EE completo. E, uma vez que estas são as mesmas plataformas corporativas, de código aberto, os desenvolvedores já amam e usam, os desenvolvedores não estão bloqueados pelo OpenShift com as suas aplicações. Eles podem trazer cargas de trabalho existentes para o OpenShift, e eles podem ter as aplicações fora do OpenShift para rodar em outros ambientes, tais como sistemas de producão diretamente no hardware. Assim, além de recursos avançados, tais como escala automática, uma forte segurança e eficiência, ferramentas integradas de produtividade, e uma plataforma extensível é por isso que os desenvolvedores de todo o mundo têm implementado mais de 1,5 milhão de aplicações em OpenShift até hoje.

 

Temos o prazer de compartilhar que, como parte do nosso trabalho com a Cisco, criamos o Cisco Validated Design (CVD), que incorpora o OpenShift no último lançamento do Intelligent Automation for Cloud and Virtualized Multiservice Data Center (VMDC) da Cisco. Isso significa que as empresas agora vão ser capazes de construir uma PaaS poderosa, com tudo, desde o servidor Cisco fundamental e o hardware de rede do OpenShift. Além disso, temos o OpenShift integrado com o Serviço de Catálogo Prime da Cisco para que os desenvolvedores possam ter um único portal para solicitar todos os seus serviços.

 

Esta oferta conjunta entre a Cisco e a Red Hat baseia nosso sucesso compartilhado na implantação do OpenShift para desenvolvimento interno próprio da Cisco. De fato, a Cisco foi um dos primeiros a adotar OpenShift Enterprise para o seu próprio desenvolvimento de aplicações, e estamos entusiasmados em trazer os benefícios da produtividade do desenvolvedor que temos realizados da Cisco para os prestadores de serviços, setor público e outras empresas.

 

Uma Colaboração Profunda

A Cisco e a Red Hat compartilham uma visão comum e uma abordagem para arquiteturas de TI de última geração, e nosso trabalho conjunto em OpenShift é apenas um exemplo de como esses dois líderes em nuvem estão colaborando. De fato, através da combinação do fornecedor de servidor de maior crescimento e provedor de rede líder em Cisco e líder de código aberto em Linux e OpenStack em Red Hat, estamos colaborando em uma variedade de maneiras para entregar soluções que definem a indústria para a nuvem híbrida aberta. Estamos ansiosos para compartilhar detalhes adicionais de nosso trabalho em conjunto em uma atualização futura.

* Bryan Che, diretor sênior, Estratégia de Produto de Nuvem

Share This Post

Post Comment