O que é a “transformação digital” e por que ela é o novo objetivo das empresas?

O que é a “transformação digital” e por que ela é o novo objetivo das empresas?

O conceito de transformação digital não é um novo, a tecnologia tem sido usada para aumentar negócios desde o surgimento do que conhecemos como informática, depois renomeada para TI. No entanto, nos dias de hoje, a grande meta a ser alcançada é a "verdadeira" transformação digital. Parece um pouco óbvio isso, afinal há muita digitalização dentro e fora das companhias. Mas esse novo termo tem um significado diferente e até mesmo varia muito de empresa para empresa.

O que, então, significa a transformação digital? Para especialistas que têm conseguido destaque com seus livros e palestras, ela é um novo jeito de pensar sobre os negócios e a própria corporação. As empresas possuem muita tecnologia, mas nos últimos anos estão sempre atrasadas em relação às mudanças provocadas pela própria tecnologia. Não por acaso perderam o bonde das redes sociais, do BYOD, da mobilidade e estão diante do big data sem saber se isso é oportunidade ou caos.

- Transformação Digital e a importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

O que ocorreu, dizem esses defensores do termo “transformação digital” é que as empresas não estão pensando digitalmente. Apesar de terem construído imensas infraestruturas de TI elas ainda são analógicas no modo de criar estratégias e agir. Não são rápidas em virar a chave como deve ser no mundo digital. Não conseguem entender a necessidade do cliente nem encaminhá-lo para um processo completo de atendimento que gere lucro em caixa e satisfação que possa ser replicada em contatos do Facebook. Não conseguem antecipar uma demanda e insistem em empurrar produtos com baixa percepção de valor para esses clientes.

As tecnologias novas permitem que tudo isso aconteça, mas precisa haver um novo jeito de pensar nas empresas. Apps, analytics, parcerias com outras empresas que possuem a informação que falta, enxugar custos com a cloud computing, etc, nada é novo e tudo isso é bem conhecido. Mas a decisão de usar esse novo ferramental está centralizada, demora e, às vezes, nem é considerada porque a empresa acredita que uma solução mágica sairá do que ela já conhece. A TI irá pensar numa solução, a informação está no ERP, pensam assim.

Um artigo da Forbes alerta que talvez a pessoa que mais entenda isso tudo na empresa seja o Chief Marketing Officer (CMO), e não o Chief Information Officer (CIO). Então, por que a TI teria que apresentar a solução? Isso sem contar que outros departamentos têm necessidades urgentes de informações para suas estratégias, mas essas informações estão fora da empresa. Não adianta sentar na frente de um terminal e esperar que o ERP traga a solução.

Aumento de produtividade, corte de custos e melhoria em processos são os objetivos atuais. E é possível conseguir isso com o novo mundo da tecnologia. E o que é esse novo mundo? A Forbes explica.

Big Data e seu uso

A segurança dos dados

Questões legislativas e de conformidade na privacidade de dados

BYOD e e-discovery

As mídias sociais

A computação móvel

Nuvem apoiando vendas e uso interno

A transformação digital é uma mudança de paradigma que se estende por todos os níveis da empresa. Todos os departamentos estão incluídos para maximizar o sucesso e permitir uma transição suave em seus processos digitais. Não podemos mais conviver com informação digital, sistemas digitais, clientes se comunicando de maneira digital e tudo que envolva um novo jeito de pensar a empresa e fazer negócio sendo mantido de maneira analógica.

Share This Post

Post Comment