Conexão e mobilidade: 6 em cada 10 brasileiros acessam a Internet

O brasileiro está cada vez mais conectado, atento às inovações tecnológicas, à mobilidade e às ofertas de produtos on-line. É o connectingeuropefacility-cefque mostra pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos sobre os hábitos de utilização da Internet no país, realizada com 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros. Entre agosto e setembro de 2015, 60% dos brasileiros afirmaram ter utilizado a Internet, um crescimento de 11 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2014, quando essa parcela estava em 49%.

A maior parte dos brasileiros conectados à Internet (73%) acessa a rede de casa e 14% se conectam no trabalho. Em 2015, 12% responderam que acessam a Internet em qualquer lugar, representando aumento de 3 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. Se, em 2014, a maioria (69%) dos usuários acessava a rede pelo computador, em 2015, 58% responderam que o smartphone é o meio preferido de acesso, mais que o dobro da parcela apurada em 2014. A disseminação dos smartphones e a mobilidade proporcionada pelos aparelhos portáteis justificam a inversão entre os principais meios para acessar a Internet.

O número de brasileiros que comprou produtos ou serviços online entre agosto e setembro de 2015 quase triplicou, em relação ao mesmo período de 2014, passando de 3%, em 2014, para 8%, em 2015. Com isso, o Brasil já conta com 4,6 milhões de consumidores habituais no comércio eletrônico.

Questionados sobre a frequência, 87% dos usuários utilizaram a Internet pelo menos uma vez ao dia. O tempo médio de utilização da rede, independente da frequência de acesso, foi de 1 hora e 15 minutos. Os principais motivos que levam os brasileiros a usar a Internet foram o acesso às redes sociais (88%), a busca de informações (49%) e a checagem de e-mails (37%).

Empresários fluminenses estão conectados  

O crescimento do e-commerce demonstrado pela pesquisa já foi identificado pelos empresários fluminenses. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ, o acesso à internet é uma prática comum para mais da metade (54,5%) dos estabelecimentos comerciais do estado. A rede social Facebook, por exemplo, é usada como recurso de divulgação para 28% dos empresários que responderam que estão conectados.

Para 86,4% dos estabelecimentos fluminenses que estão presentes na Internet, a utilização de um canal de relacionamento é considerado importante ou muito importante para o desenvolvimento do seu negócio e a contribuição da Internet para realização de venda foi citada por 18,9%.

Share This Post

Post Comment