A Tier4 Intelligent Solutions, empresa nacional de Tecnologia especializada em soluções para Data Centers, espera um incremento de 100% no faturamento em 2016. A previsão é baseada nas projeções de negócios internacionais, vindos da filial de Bogotá, na Colômbia, inaugurada em julho de 2015. “A operação na Colômbia completou seis meses com resultados positivos, acima das metas previstas para o período”, afirma Daniel Fazenda Freire, CEO e fundador da Tier4.
Segundo o executivo, o primeiro semestre da unidade colombiana foi muito mais de adaptação ao mercado local para entender as demandas da região, formatar os projetos e preparar as estratégias para o próximo ano. “O ano de 2016 tende a ser muito promissor. Estamos negociando 10 grandes projetos com empresas de grande porte da região”, comemora Freire.
A abertura da unidade na Colômbia faz parte da estratégia de crescimento da companhia – que possui matriz em São Paulo e uma planta fabril em Alphaville, Barueri (SP) - para os próximos cinco anos. A expectativa é de que a operação colombiana alcance até 2020, o mesmo faturamento da matriz brasileira, que encerrou o ano com o dobro do faturamento alcançado em 2014.
A unidade de Bogotá é a primeira filial da Tier4 fora do país e é responsável pela comercialização das soluções da empresa nos países da América Central (Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá). Além da expansão comercial, o novo escritório tem uma função estratégica de levar a expertise da Tier4 para toda a região da América Central, customizando, quando necessário, as soluções para a realidade do local. “A troca de experiências entre os países de realidades próximas será benéfica também para os clientes brasileiros, que continuam sendo nossa prioridade”, comenta o CEO da Tier4.
“Identificamos nos países da América Central boas oportunidades para nossas soluções voltadas para datacenters. Os países da região de maneira geral demonstram certa carência por tecnologias de ponta na área de datacenters e possuem um grande número de empresas consideradas médias e grandes que podem ser muito beneficiadas com nossa tecnologia”, afirma Freire.
Atuar fora do país não é novidade para a Tier4. A empresa, apesar de ainda jovem, foi inaugurada em 2011, possui soluções implantadas em clientes com atuação internacional, como General Motors e Coca-Cola e venceu dois prêmios nas categorias de Inovação e Design conferidos pelo Data Center Dynamics. “O feedback que tivemos não só de clientes, como de analistas de mercado e prospects foi extremamente positivo e animador para darmos esse passo em direção à internacionalização da nossa operação. Com certeza, as soluções da Tier4 estão preparadas para concorrer em mercados internacionais”, ressalta.
À frente da operação da subsidiária colombiana da Tier4 está o executivo Luis Castillo, profissional com larga experiência no mercado de datacenters, tendo atuado desde 2008 com esse tipo de tecnologia. Inicialmente, a unidade irá oferecer dois produtos: o Data Bunker, um inovador projeto de micro data center que agrega valor para todos os portes e segmentos de empresas. A solução oferece energia segura e confiável, controle de acesso por biometria, sistema de CFTV, sistema de condicionamento de ar, e sistema de proteção e combate a incêndios e inundações, além de outros recursos técnicos. “O Data Bunker é uma opção de baixo custo de operação e manutenção, mas de alta qualidade e eficiência se comparado aos modelos de data centers de grande porte. Ele já vem pronto para colocação de UPs modular para rack e está disponível em três tamanhos, com capacidade inicial entre 5 e 10 kVAs, podendo expandir até 50 kVAs”, explica Freire.
Outro solução ofertada será o data center pré-fabricado, um tipo de container que pode ser o marítimo, muito semelhante a um data center convencional, pois não abre mão do conceito de missão crítica. A solução pré-fabricada tipo Container Tier4 é fabricada com alta tecnologia podendo ser customizada de acordo com as necessidades de projeto. Produzido em chapa metálica podendo ter revestimento blindado Nível III, o produto atende a todos os requisitos de alta disponibilidade, segurança e redundância de um datacenter. Possui ainda acesso independente para facilities e já está preparado para atender as exigências da certificação Tier3 de data centers.