A rede da sua empresa é eficaz?

A rede da sua empresa é eficaz?

Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

Caso ainda não tenha percebido, é melhor se atentar a este fato: toda a infraestrutura de TI de uma empresa, incluindo as redes, pode ser decisiva para determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, independentemente do seu porte. Afinal, em uma sociedade 5.0 que está migrando cada vez mais para relações sociais e trabalhistas no metaverso, contar com o bom desempenho de qualquer atividade no mundo on-line deixou de ser um diferencial e se tornou condição obrigatória.

Portanto, para diferentes setores se comunicarem de forma mais eficiente e apresentarem os melhores resultados possíveis, as redes de computadores precisam ser bem-estruturadas e geridas de modo a contar com soluções conforme a necessidade de cada organização. A lentidão de sistemas operacionais e o uso de hardwares que prejudicam seu desempenho e apresentam vulnerabilidade para ataques de hackers devem ficar no passado.

Consagrar-se no mercado como sinônimo de agilidade, eficiência e segurança é uma vantagem e tanto frente à concorrência. Para isso, é importante contar com o diagnóstico de experts no assunto. Afinal, o ideal não é levar em conta somente as necessidades do momento, mas também considerar fatores como o crescimento e a expansão do negócio, bem como os impactos disso na capacidade da empresa. Então, que tal saber por onde começar?

1 – O início do percurso é pensar na infraestrutura

A empresa responsável por projetar a rede deve se atentar às necessidades da companhia, de forma a viabilizar que ela cresça. O foco é identificar como a tecnologia vai auxiliar e garantir o controle de toda a transferência de dados. Aqui, muitas variáveis estão envolvidas, como: agilidade, segurança de dados, atualizações, automação, entre outras.

2 – Conte com uma ótima Central de Operações de Rede

Tão importante quanto focar a infraestrutura de antemão é visar ao desenvolvimento de um ótimo desempenho de rede. Isso só é possível por meio de uma Network Operations Center (NOC). Em português, a Central de Operações de Rede integra o monitoramento da infraestrutura de TI. O sistema atua de forma constante e viabiliza atualizações de licenças e softwares, backups constantes e relatórios precisos sobre possíveis ameaças e gerenciamento de performance. Um bom desempenho de rede é essencial para garantir a segurança da informação, já que ela se baseia em três pilares: disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados.

3 – O tráfego de rede também deve ser Realizar o monitoramento do tráfego de rede e o gerenciamento de todos os tipos de dados trafegados é superimportante para o sucesso das atividades de uma empresa. A análise é essencial para entender o comportamento de uso dos recursos e identificar problemas e gargalos. Além disso, possibilita que a equipe fique atenta ao consumo da largura de banda, a possíveis intrusões, lentidões, acessos não autorizados, e assim por diante. Dessa maneira, evitam-se falhas ou desconexões.

Diante dos pontos destacados, é essencial pesquisar a melhor solução para conquistar a eficiência que a rede de computadores da sua empresa merece. Trata-se de ferramentas que contribuem para eliminar eventuais vulnerabilidades do sistema e vão ao encontro da crescente preocupação com a segurança dos dados. Monitorar e gerenciar redes em tempo real são formas de prevenção que se encaixam nos tempos atuais e vindouros.

Share This Post

Post Comment