O custo para as empresas que se confrontaram com softwares infectados e perda de dados no ano de 2013, foi de aproximadamente 350 bilhões de dólares em todo o mundo. Portanto, contar com sistemas operacionais atualizados que não sejam vulneráveis a ataques virtuais modernos é essencial para que as informações sigilosas das empresas fiquem seguras, suas operações não sejam afetadas e a produtividade não diminua.windows xp

Nos últimos doze anos, a tecnologia avançou com passos largos e os benefícios que trouxe para pessoas e empresas foram muitos. Infelizmente, as ameaças digitais também cresceram nesse mesmo ritmo. No ano passado, uma em cada três empresas com softwares instalados foram infectadas com malwares. Para evitar colocar em risco suas informações importantes, as empresas devem ter softwares modernos para se tornarem menos suscetíveis aestes tipo de ataques.

Ao ficarem vulneráveis a ataques cibernéticos por não ter atualizado o software, não só os dados das empresas estão em risco, mas também o alto custo a que esses ataques podem acarretar. De acordo com o IDC, em 2013 as empresas gastaram US $ 114 bilhões, para enfrentar os problemas de segurança causados por softwares pirateados.

Segurança é uma prioridade para a Microsoft e a empresa convida seus clientes corporativos a sempre utilizar a versão mais atual do software, para que suas informações valiosas fiquem protegidas. "A segurança de nossos clientes corporativos é muito importante. É por isso que insistimos para que eles atualizem seus software e eliminem qualquer potencial ameaça cibernética”, menciona Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft. "No nosso ponto de vista, existem riscos significativos para os consumidores e as empresas com ameaças virtuais e softwares maliciosos, que muitas vezes são ativados pelo programa ilegal. Nossa equipe presta muita atenção nos riscos de segurança que nossos clientes irão enfrentar, caso não se atualizem".

Ameaças virtuais estão se tornando mais avançadas e perigosas e sua evolução é notória. Quando a Microsoft lançou o Windows XP em 2001, ele era um ótimo sistema operacional, tanto que, de acordo com a StatCounter, em outubro de 2013, sua penetração na América do Sul era de 20%. Este sistema operacional tinha excelentes características anti-malware e de segurança, mas estas não são mais suficientes para defender as informações sigilosas das empresas. Portanto é importante ter um sistema operacional moderno, como o Windows 8, que é 6,5 vezes menos capaz de ser infectado por malwares do que o Windows XP.

As empresas que ainda têm o Windows XP em seus computadores correm um grande risco de ficar cada vez mais desprotegidas de ataques virtuais. "O fim do suporte para Windows XP está próximo, o que significa que este sistema operacional deixará de receber atualizações de segurança no dia 8 de abril de 2014. Então as vulnerabilidades detectadas após esta data não serão mais resolvidas por atualizações de segurança da Microsoft", disse Rengifo sobre a importância de ter o software moderno em computadores empresariais.

Atualmente, empresas de sucesso contam com tecnologia de ponta que se adapata às suas necessidades e oferece proteção contra qualquer ameaça virtual. "As empresas que mudam o mundo, sejam grandes corporações ou PMEs, têm em comum três princípios: ter o apoio da tecnologia líder, usar a nuvem e ter o controle da segurança de seus dados, "disse Rengifo.

As PMEs que adotam tecnologias modernas, têm uma vantagem sobre aquelas que não o fazem, e possuem um maior nível de garantia sobre a integridade de seus sistemas. Minimizar o número de computadores que executam sistemas operacionais sem suporte é de grande ajuda para obter esses beneficios. De acordo com o Boston Consulting Group, as pequenas e médias empresas com TI modernos crescem de maneira mais saudável do que aquelas que estão desatualizadas e, dentre essas empresas, 14%aumentam seus lucros de forma mais rápida.

Para ajudar as PMEs a se manterem seguras e terem mais vantagens em seus negócios, a Microsoft conta com os serviços, dispositivos, infra-estrutura e investimento que as ajudarão a alcançar seus objetivos e, por meio do Windows 8.1, as pequenas e médias empresas podem obter todos esses beneficios.

O Windows 8.1, o mais recente sistema operacional da Microsoft, foi construido com base nas características que as pessoas esperavam, como velocidade e confiabilidade, mas também oferece novos recursos de negócios em segurança, administração e redes. "Se as PMEs atualizarem seus computadores com o Windows 8.1, os riscos serão reduzidos e o potencial para crescimento e produtividade irá crescer, hoje temos uma variedade de dispositivos que contam com um sistema operacional moderno, rápido, confiável e seguro", finaliza Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft.