Na última quarta-feira (30), Luiz Antônio Dacol, secretário adjunto da Administração de Santa Catarina, anunciou que “até abril de 2019 não haverá processos realizados em papel entre as secretarias do Executivo estadual”. A medida faz parte dos planos do Governo sem Papel, uma das etapas do processo de introdução do Governo Digital.
A afirmação foi feita no auditório da Secretaria de Administração, durante uma reunião que marcou o início dos treinamentos dos representantes das secretarias para a total digitalização dos processos. A partir do dia 4 de fevereiro, funcionários da SEA (Secretaria da Administração do Estado de Santa Catarina) serão beneficiados com as funcionalidades do SGPE (Sistema de Gerenciamento de Processo Eletrônico).
Além de proporcionar uma facilidade na rotina de tramitação dos processos, o Governo sem Papel promove uma redução de gastos. Só no último ano, foram gastos R$ 26 milhões com mais de 870 mil processos que tramitaram fisicamente. A implantação do SGPE também evita o desperdício do papel. “Estamos dando um salto de qualidade, aumentando a eficiência do Governo e economizando recursos públicos”, afirmou Fernando da Silva, coordenador do Projeto Félix.