LATAM Digital Equity Challenge: HP apoia organizações focadas em acelerar a equidade tecnológica

LATAM Digital Equity Challenge: HP apoia organizações focadas em acelerar a equidade tecnológica

A Socialab e a HP Inc. anunciam o lançamento do LATAM Digital Equity Challenge, um desafio de inovação para empreendedores sociais, líderes comunitários, ONGs e empresas que possuem esforços focados em melhorar a equidade digital na América Latina. O projeto vai selecionar 10 organizações para um programa de aceleração com mentoria especializada, que visa impactar coletivamente 25 mil pessoas e abrir o caminho para um mundo onde mulheres e meninas, comunidades e grupos sub-representados, professores e pessoas com deficiência tenham mais acesso à tecnologia necessária para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que sua participação na sociedade seja equitativa.

"Em linha com o objetivo da HP de acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030, estamos investindo em inovação transformadora, programas estratégicos e parcerias em todo o mundo. Este projeto é um esforço para apoiar soluções que diminuam a desigualdade digital que impede muitos de terem acesso à educação, trabalho e à saúde. Nosso foco é identificar e apoiar as melhores ideias na América Latina”, afirma Paloma Cavalcanti, Líder de Projetos Comunitários para as Américas na HP.

Sabemos que a tecnologia fornece conexões e oportunidades únicas para as pessoas, mas esse privilégio não é acessível para todos. Globalmente, quase 3 bilhões de pessoas estão desconectadas da internet, e na América Latina, segundo a CAF, são cerca de 244 milhões. Essa divisão digital amplifica as desigualdades sociais, culturais e econômicas.

O LATAM Digital Equity Challenge está em busca de organizações que estejam enfrentando ativamente as injustiças sociais e econômicas em suas comunidades. O desafio apoiará iniciativas que utilizem o potencial transformador da tecnologia para criar oportunidades educacionais, gerar renda, fornecer melhor acesso à saúde, infraestrutura digital, alfabetização, inclusão em todos os aspectos da economia digital e no auxílio do desenvolvimento de habilidades para competir por empregos do futuro. Alguns dos critérios avaliados são a criatividade, a tecnologia e a inovação da proposta, a coerência entre o problema e a solução, o potencial de impacto positivo e a viabilidade de execução.

Serão selecionadas 10 organizações que passarão por um programa de aceleração com mentoria especializada, com conexão com uma comunidade internacional e com a possibilidade de receber um prêmio de até US$ 15 mil, a serem distribuídos entre os projetos vencedores.

“Este processo impulsionará as organizações que já estão impactando a vida das pessoas de diferentes cantos e comunidades na América Latina. Esperamos que com este impulso possam não apenas continuar, mas aumentar as extraordinárias contribuições que fazem à sociedade”, aponta Carolina Gentil, Cofundadora da Impact Beyond e Socialab Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro de 2023 neste link. Mais informações sobre os critérios de seleção e as bases podem ser encontradas aqui.

Share This Post

Post Comment