EMC e VMware criam empresa para oferta de serviços em nuvem

A EMC Corp. e a VMware anunciaram planos de criar um novo negócio de serviços em nuvem, pela combinação de suas artigos-tecnologia_naoseinadatecnologiarespectivas ofertas em nuvem com as ofertas da Virtustream, que dará nome à nova empresa. Com isso, a Virtustream será de propriedade da VMware e da EMC e liderada pelo CEO Rodney Rogers. As partes estão finalizando os termos do acordo e os resultados financeiros da Virtustream serão consolidados nos resultados da VMware a serem divulgados no primeiro trimestre de 2016.

A expectativa é que a Virtustream gere centenas de milhões de dólares em vendas recorrentes já em 2016, com foco na oferta serviços em nuvem corporativos, com a previsão de vendas na casa de bilhões de dólares nos próximos anos. A nova empresa será líder em nuvem híbrida, um dos mais promissores mercados de infraestrutura de TI. A companhia vai prover um portfólio completo de serviços gerenciados para infraestrutura privada e plataforma de infraestrutura como serviço classe corporativa, permitindo aos seus clientes mover todas as suas aplicações, incluindo as de missão crítica, para ambientes de TI baseados em nuvem. Para isso, a Virtustream vai oferecer uma experiência de nuvem pública compatível aos clientes que desenvolvem a solução Federation Enterprise Hybrid Cloud em seus negócios.

“Com a Virtustream, estamos atendendo às mudanças nos padrões de compra e nos modelos de operação de TI que vemos no mercado. Nossos clientes nos dizem que estão focados na transformação a TI e em sua jornada rumo à nuvem híbrida. Agora a Federação EMC está posicionada como um provedor completo de ofertas de nuvem híbrida”, afirma Joe Tucci, CEO da EMC Corp.

O novo negócio vai incorporar e alinhar as funcionalidades de cloud da EMC Information Infrastructure, VCE, Virtustream e VMware, oferecendo ao mercado um portfólio completo de ofertas, incluindo: VMware vCloud Air, VCE Cloud Managed Services, Virtustream IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e as ofertas da EMC de serviços de storage gerenciados.

A Virtustream vai integrar estes ativos em uma oferta unificada de infraestrutura como serviço, desenhada para suportar todas as necessidades de negócio. A nova empresa vai integrar e ampliar os desenvolvimentos da Federação EMC para nuvens privadas também para ofertas públicas, mantendo uma experiência comum para desenvolvedores, gerentes, arquitetos e usuários finais. Os serviços em nuvem da Virtustream serão oferecidos ao mercado diretamente e via parceiros.

Por seu lado, a VMware vai criar uma unidade de negócios – Cloud Provider Software -, que será liderada por Ajay Patel, vice-presidente sênior da companhia, focada na entrega soluções e software para provedores de nuvens, como a vCloud Air Network. A nova unidade vai incorporar os ativos e o pessoal das unidades vCloud Air Application Services, vCloud Director e vCloud Air Network, assim como as unidades de software da Virtustream, como Advisor Planning e Migration, xStream e Viewtrust.

Oportunidade de mercado
De acordo com um estudo recente do 451 Group, cerca de um terço dos investimentos em infraestrutura serão direcionados a tecnologias relacionadas à nuvem. Além disso, o foco dos compradores de serviços em nuvem está se voltando para os aplicativos. A demanda por uma infraestrutura simples sob demanda está atingindo altos níveis de interesse por soluções que incluem integração e gerenciamento. A adoção pelas corporações também vem crescendo. Um exemplo é o mercado de ERP, que deve atingir US$ 41,2 bilhões em 2020, com os sistemas baseados em nuvem crescendo mais que os tradicionais.

Quotes

“Estou honrado e animado com a oportunidade de liderar a nova Virtustream. Nossa visão de combinar nossas plataformas de cloud pública e privada e serviços para aplicativos de missão crítica, baseados na força e na riqueza da EMC e da VMware vão levar ao mercado uma solução de nuvem híbrida sem precedentes. A Virtustream vai se tornar um dos cinco maiores provedores globais e estamos felizes que isso signifique que todos os nossos clientes, parceiros e a Federação estão seguindo em frente”
Rodney Rogers, CEO da Virtustream

“A nova Virtustream vai levar ao mercado o mais completo portfólio de ofertas em nuvem, permitindo aos clientes mover todas as suas aplicações para ambientes de TI baseados em nuvem e gerenciar de forma simples seus ambientes públicos e privados. Com o novo negócio, vemos tremendas oportunidades de crescimento para a VMware e para a EMC, construindo um forte momento para o vCloud Air”
Pat Gelsinger, CEO da VMware

“Este é um momento tremendo para a Federação EMC e o anúncio de hoje é fundamental para nossa estratégia de auxiliar nossos clientes a mover todas as suas aplicações para a nuvem. A nova Virtustream vai permitir aos nossos clientes implementar ambientes de TI baseados em nuvens híbridas, incorporando o melhor de cada modelo rapidamente e de apenas uma fonte. Com a adição das ofertas da Virtustream e da vCloud Air, a solução Federation Enterprise Hybrid Cloud, vai oferecer não apenas opção e flexibilidade, mas vai ajudar os clientes a reagir rapidamente, otimizando o crescimento e a transformação de seus negócios”
David Goulden, CEO da EMC Information Infrastructure

Share This Post

Post Comment