Inteligência Artificial e machine learning também já são utilizadas em análises de crédito rural

Inteligência Artificial e machine learning também já são utilizadas em análises de crédito rural

Com o objetivo de agilizar e diminuir o risco de inadimplência no processo de análise de crédito rural, a agfintech Nagro desenvolveu a plataforma de análise de risco AgRisk, que possui algoritmos próprios, tecnologia de inteligência artificial (IA) e machine learning, tornando o processo mais inteligente e assertivo para as 165 empresas que utilizam o motor de crédito, que apresenta mais de 130 mil produtores cadastrados.

A tecnologia com mais de 50 fontes de dados presente na plataforma torna possível mensurar muitas variáveis ao mesmo tempo com o objetivo de evitar rupturas nas negociações a curto, médio e longo prazo. Somente em 2021 a plataforma de gestão de crédito avaliou R$45 bilhões de endividamento na plataforma.

“O software realiza um estudo completo do perfil de crédito de forma ágil, reunindo informações que otimizam a consulta e análise do cliente em potencial, como o histórico de endividamento, score de crédito, protestos, entre outras fontes”, explica Gustavo Alves, CEO da Nagro.

Na prática, quando um cliente procura uma empresa solicitando empréstimo para comprar novas máquinas agrícolas, por exemplo, uma série de dados precisam ser examinados. Logo, é necessário recolher o máximo de informações para garantir que será estabelecida uma relação segura.

Com o AgRisk ainda é possível obter benefícios como: transformar os dados coletados sobre o cliente em informações relevantes, reduzir custos ao diminuir os riscos das transações financeiras, em um processo ágil e assertivo, que beneficia toda a cadeia de crédito do agronegócio.

As tecnologias de IA e machine learning que antes estavam restritas a outros mercados, agora são acessíveis também aos produtores rurais que podem acessar os recursos tecnológicos para aprimorar o acesso ao crédito.

Share This Post

Post Comment