Certificado digital será utilizado por todas as empresas em até dois anos

Hoje, o mundo virtual é uma realidade e as empresasprecisam adaptar-se para conseguir benefícios e redução de custos através da internet. A rede mundial permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa.

“O Brasil hoje é referência na tecnologia de certificação digital, e a previsão é de que, em cerca de dois ou três anos, todas as empresas estejam utilizando essa ferramenta”, afirma Julio Cosentino, Vice Presidente da Certisign.

Com o surgimento dos certificados digitais, a trocade informações ficou segura, garantindo sua integridade, além da identificação de origem e destino, o que atesta a identidade das partes envolvidas. Além disso, a MP 2200-2, de 24 de agosto de 2001, também garantiu validade jurídica aos documentos assinados eletronicamente com os certificados digitais. “Em resumo, a certificação digital é pautada para garantir quatro pontos principais: integridade, garantia de origem, privacidade e validade jurídica”, afirma Julio.

As pequenas e médias empresas, por exemplo, começaram a se beneficiar dos certificados através dos serviços que puderam acessar na Receita Federal, já que, por meio do e-CPF e do e-CNPJ, podem, por exemplo, ter acesso irrestrito à situação fiscal, cópias de declaração, comprovantes de arrecadação, fazer pedidos deretificação de erros on-line (Redarf Net) e procurações eletrônicas. Ou seja, indo apenas uma vez em algum dos postos de certificação, o empresário não precisará mais ir ao postos de atendimento da Receita para resolver pequenos problemas enquanto seu certificado tiver validade.

Share This Post

Post Comment