Estudo da consultoria global identifica perigosa tendência em armazenamento de dados Big Data

A ThoughtWorks, empresa global de tecnologia está lançando seu mais recente estudo Technology Radar, que reúne de forma abrangente tendências tecnológicas de impacto significativo na indústria de TI. Dentre outras tendências, o Radar aponta o contraste entre o ânimo com as novas perspectivas de negócio possibilitadas pela coleta exaustiva de dados e a preocupação com o armazenamento desnecessário de grandes quantidades de dados pessoais. O Technology Radar está em seu 4ª ano e é elaborado por um Conselho Consultivo de Tecnologia - conhecido como TAB -  formado por 20 especialistas seniores da empresa, que atuam como conselheiros regulares da CTO global da ThoughtWorks, Rebecca Parsons. Pela primeira vez o relatório contará com uma edição em português disponível em breve.big data

“Diversos setores do mercado brasileiro vêm considerando Big Data uma das apostas para alavancar o negócio e melhorar o relacionamento com os clientes. Se por um lado a tecnologia permite que todos os seus dados, interesses e interações sejam armazenados e analisados, por outro há sérios riscos relacionados à privacidade das pessoas”, afirma Claudia Melo, Diretora de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil. “Nós defendemos que as empresas devem armazenar somente o mínimo necessário de informações de seus clientes, uma política que alemães denominam de “datensparsamkeit”, afirma Martin Fowler, cientista chefe da ThoughtWorks.

Outros temas relevantes dessa edição do Technology Radar:

●      A fusão do mundo físico e digital - dispositivos de baixo custo, plataformas de hardware aberto e novos protocolos de comunicação estão levando a experiência de usar um computador para mais perto do mundo ao nosso redor, longe das telas. Um grande exemplo é a proliferação de dispositivos vestíveis para rastrear dados biométricos e o suporte de hardware em outros dispositivos móveis, como telefones e tablets, para interagir com os mesmos.

●      Alerta e recuperação antecipados em produção - Estamos observando uma infinidade de novas ferramentas e técnicas para capturar logs, monitorar, armazenar e consultar dados operacionais. Quando combinadas com uma rápida recuperação oferecida pela virtualização e automação de infraestrutura, as empresas podem reduzir a quantidade de testes necessários antes da implantação. Talvez até mesmo executando os testes no próprio ambiente de produção.

●      O rolo compressor do JavaScript continua - O ecossistema em torno do JavaScript continua evoluindo como uma importante plataforma de aplicação. Muitas novas ferramentas interessantes têm surgido para testes, gerenciamento de dependências e construção de aplicações JavaScript, tanto do lado servidor, como do cliente.

“Técnicos especialistas da ThoughtWorks de todo o mundo, representando todos os continentes, exceto à Antártida, reuniram-se num ambiente colaborativo para criar o Technology Radar. A diversidade de perspectivas combinadas a um profundo conhecimento sobre os desafios tecnológicos do momento definem o Radar”, declara Rebecca Parsons, CTO da ThoughtWorks. “O estudo representa um resumo dos tempos atuais e é intencionalmente opinativo para refletir a experiência dos nossos times, que trabalham junto aos nossos clientes para solucionar seus problemas mais críticos.”

Para ler a versão do Tecnology Radar em inglês visitewww.ThoughtWorks.com/radar

Share This Post

Post Comment