Cloud Computing: Aprovisionamento e gerenciamento em ambiente híbrido

Colin Lacey

Com a proliferação dos modelos de distribuição de TI e com a adoção mais ampla de várias opções de nuvem dentro dos ambientes corporativos de TI - entre elas, nuvem privada, nuvem pública, nuvem híbrida e nuvem comunitária; a maioria das grandes organizações precisa lidar com o aumento das opções, com diferentes modelos financeiros e níveis mais elevados de complexidade. Os CIOs precisam identificar maneiras de reduzir essa complexidade e implementar tecnologias capazes de ajudar a automatizar a gestão e as operações de seus novos ambientes transformados para que possam continuar colhendo benefícios sem necessariamente ter de aumentar os custos ou perder o controle.

Temos observado que a implementação de tecnologias de brokering para adquirir capacidade de forma transparente e a baixa penetração da gestão integrada de sistemas corporativos (que permitem o gerenciamento total de ambientes de nuvem e fora da nuvem) limitam a capacidade das organizações de aproveitar plenamente os benefícios da nuvem.

Com essas dificuldades em mente, prevemos que neste ano, as organizações começarão a identificar sua estratégia e seus planos de implementação quanto a ferramentas de gestão e plataformas de brokering para gerenciar melhor seus ambientes híbridos e, ao mesmo tempo, integrá-los às estruturas de processos, políticas, governança e conformidade que já possuem. Essas plataformas aumentarão a gama de opções, ajudando a viabilizar a escolha de um ambiente de nuvem adequado à finalidade, acelerar a implementação e uma "fonte única” de compra e gerenciamento dos fornecedores de nuvem.

Para combater o fenômeno da “TI oculta”, no qual as unidades de negócios adquirem diretamente os serviços de nuvem de diferentes provedores, esperamos que os CIOs conversem com suas equipes internas para buscar técnicas mais automatizadas e implementar e operar rapidamente a infraestrutura de nuvem.

Isso incluirá ferramentas automatizadas para ajudar a avaliar quais aplicativos corporativos são mais adequados a quais modelos de implementação de nuvem, além de cumprir os requisitos dos SLAs e de conformidade, e portais de autoatendimento para o aprovisionamento da nuvem como parte de suas implementações de nuvem privada. Na verdade, esses grupos internos de serviços de TI fornecerão à organização sofisticados recursos de brokering, compras e gestão de sistemas corporativos, permitindo que cargas de trabalho de todos os tipos sejam aprovisionadas e gerenciadas sem obstáculos, independentemente do modelo de distribuição de TI.

 

Colin Lacey é vice-presidente da área de soluções e serviços de data center da Unisys

 

Share This Post

Post Comment