Aprendendo a eliminar papel com uma série de TV

Aprendendo a eliminar papel com uma série de TV

Grandes séries são marcantes, geram notícia e ultrapassam seus limites de entretenimento para se tornarem símbolos de uma geração. Hoarders (Acumuladores) pode não ter uma legião de fãs como Game of Thrones, mas é essencial para quem trabalha com informação. Nos episódios, pessoas que sofrem de distúrbio e começam a guardar compulsivamente objetos é tratado com todo o apelo holywoodiano que conhecemos. Mas Hoarders é também sobre nosso mundo da informação. Não estão as empresas tornando-se doentes ao acumularem tanto papel e informação? É algo para pensar.

A primeira vez que isso apareceu foi no site Visionary IT. É uma reflexão interessante. Na falta de políticas de gestão da informação, as companhias criaram verdadeiros depósitos de lixo documental e aterros digitais. Por isso, não é raro um executivo pedir uma informação urgente e ela simplesmente se perde, mesmo todo mundo sabendo que ela existe e está guardada... em algum lugar.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Pesquisas mostram que, em uma empresa típica,80% de tudo que é armazenado é algum tipo de conteúdo corporativo. E cerca de 68% desse volume é legado e não serve urgentemente para muita coisa, não é estratégico. Com isso, procurar uma informação é como procurar uma agulha num palheiro. É ou não é um quadro de distúrbio acumulador?

O enterprise content management (ECM) e as novas tendências de negócio como o big data e analytics deveriam ter força para mudar isso. Porém já há quem duvide que conseguirão ser um remédio mais popular do que a doença. Parece que as empresas gostam de sofrer de acumulação.

Nesse quadro, notamos que as empresas que saírem primeiro e adotarem o tratamento da gestão da informação conseguirão se destacar no mercado. Melhor do que isso, não parecerão “doentes” para seus clientes, fornecedores, etc.

Share This Post

Post Comment