A chegada do 5G e o impacto nas relações sociais e econômicas  

A chegada do 5G e o impacto nas relações sociais e econômicas   

Por Alexandre Gotthilf, cofundador e CEO da Plugify

Com o leilão do 5G realizado no começo de novembro, o Brasil deu início a uma nova era nos setores de tecnologia e telecomunicações. A nova tecnologia só deve estar disponível em todo território nacional em 2029, mas até julho de 2022, os moradores das capitais e do Distrito Federal já poderão começar a usufruí-la. Mas o que realmente muda com a implementação do 5G no País?

Além de, claro, deixar a internet mais rápida, o que permitirá o download de vídeos, filmes e arquivos em questão de segundos, a chegada do 5G tende a ter impactos sociais e econômicos que prometem transformar de maneira positiva a vida dos brasileiros. Estudo da consultoria IDC Brasil, encomendado pelo Instituto IT Mídia, indica que a nova tecnologia deve gerar US$ 25,5 bilhões em negócios B2B até 2025.

Porém, as transformações poderão ser vistas na otimização de praticamente todas as profissões, já que a revolução tecnológica trazida pelo 5G de certa forma vai conectar diversos serviços. Por exemplo, as videoconferência serão mais estáveis e poderão ser realizadas de qualquer lugar, o que amplia o trabalho remoto das empresas e aumenta no serviço de aluguel de computadores, além de impactar em áreas que já fazem atendimento on-line, como a medicina e a educação, sem contar que tende aumentar o número de infoprodutores.

Mas não é só isso, as transformações também serão vistas na mobilidade urbana, na administração de portos e aeroportos, nas fábricas e nas indústrias, já que a tecnologia proporcionará um leque ainda maior de possibilidades para a gestão de boa parte dos modelos de negócios. Enfim, uma revolução digital que mudará de maneira significativa a forma como trabalhamos e nos comunicamos, além disso, as empresas vencedoras do leilão se comprometeram a investir na implementação do 5G em regiões onde ainda não há internet no Brasil, o que dará acesso à informações para milhares de pessoas.

O Brasil é o primeiro País na América Latina a implementar o 5G, a tecnologia já está funcionando em outras nações como Arábia Saudita, Coreia do Sul, Taiwan, Canadá, Austrália, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Portanto, não há como fugir dessa nova realidade, e as pessoas precisam estar preparadas para as transformações que o 5G e outras tecnologias irão impor à sociedade.

A meu ver, apesar do tempo que ainda levará para atingir a população em alta escala e de muitas pessoas, à princípio, não terem dispositivos para utilização, o 5G seguirá por um caminho semelhante à implementação de outras tecnologias, que gradualmente se introduziram no dia a dia pessoal e profissional, como o 2G, 3G e 4G que revolucionaram não apenas a nossa forma de socializar, mas também de fazer negócios.

Share This Post

Post Comment